Tempo
|
A+ / A-

Incêndios

Relatório aponta “deficiências técnicas” em nova lei sobre gestão da floresta

21 mar, 2018 - 11:12

Na Renascença, o presidente da comissão técnica independente realça que, apesar de tudo, é “fundamental e básico que toda a gente entenda a limpeza das áreas florestais como um aspeto fundamental da prevenção contra incêndios”.

A+ / A-

Veja também:


O decreto-lei aprovado em fevereiro, e que veio substituir o de 2006 sobre gestão de combustíveis na floresta, carece de justificação técnica, aponta o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre os fogos de outubro.

“O decreto-lei nº. 10/2018 é um exemplo de deficiente uso do conhecimento existente e de uma comunicação pública muito pouco rigorosa”, lê-se no documento, que apela a “uma maior exigência na produção legislativa, que deve ter por base o melhor conhecimento”.

Na Manhã da Renascença, o presidente da comissão (CTI) considera que “deveria haver critérios técnicos mais diversificados, em função do coberto vegetal, das espécies florestais”, tendo em conta as distâncias, que “poderiam ser umas para eucalipto e pinheiro-bravo e outras para carvalho”.

“Há, portanto, questões de ordem técnica na elaboração das medidas que poderiam ter sido mais apuradas”, resume João Guerreiro.

“Mas sublinho que há um movimento enorme no país no que respeita a este tipo de questões [e à limpeza de terreno], que me parece fundamental e básico”, realça, considerando muito importante “que toda a gente entenda a limpeza das áreas florestais em redor das povoações, das casas e das indústrias como um aspeto fundamental da prevenção contra incêndios”.

“Nos últimos anos, o investimento tem sido no combate – são carros, são bombeiros, são aviões, um enorme investimento que a administração tem feito no combate - e neste momento estamos a orientar, e muito bem, esse investimento para a prevenção, para tentar equilibrar o que não fizemos durante uma série de anos”, destaca na Renascença.

O presidente da CTI lembra ainda que “o fogo é uma característica da floresta mediterrânica e, portanto, nunca haverá floresta sem fogo nos nossos territórios, nas nossas latitudes”.

Nesse sentido, “não podemos dizer que estes acontecimentos não voltam a acontecer – antes pelo contrário, sabemos que a severidade destes incêndios provavelmente se vai manter e até se pode agravar – mas acho que estão criadas as condições para que todos nós [tenhamos um papel] no sentido de preservar um bem, que é a floresta, que é fundamental para as nossas sociedades”.

O relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro de 2017 foi entregue na terça-feira no Parlamento. Em mais de 200 páginas, aponta críticas, recomendações e sugestões ao que se passou, sem deixar de olhar para o futuro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 mar, 2018 aveiro 20:35
    "LIMPAR A FLORESTA" . Questiono-me seriamente sobre a esta terminologia (LIMPAR) em vez de DESMATAR , o que seria mais apropriado como termo no que diz respeito a eliminação de mato rasteiro . Nuca considerei a vegetação Natural de uma Floresta , algo de SUJO . Sujo é o lixo deixado pelos os bípedes que somos , quando pretendemos passear e amar a FLORESTA , que ela sim é LIMPA!..................Mas quem sou eu para ir contra os numerosos DR's , Políticos com currículos e etc... , Catedráticos , Jornalistas e outros tantos Medalhados , que pretendem Limpar o que não é sujidade ! ...........ainda bem que não fui além da 4º Classe !

Destaques V+