Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trump deu os parabéns a Putin

20 mar, 2018 - 16:21

Presidentes norte-americano e russo falaram ao telefone depois da vitoria esmagadora de Putin nas eleições de domingo. Em cima da mesa está uma possível reunião de alto nível.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, telefonou ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, a felicitá-lo pela vitória nas eleições de domingo, anunciou o Kremlin.

Trump e Putin falaram sobre o agendamento de uma possível reunião de alto nível, adiantou a administração russa, em comunicado.

Os dois líderes mundiais também concordaram em trabalhar em conjunto para evitar uma corrida às armas.

Cooperação para garantir estabilidade estratégica e o combate ao terrorismo internacional foram outros dois pontos discutidos entre Trump e Putin.

Os presidentes norte-americano e russo também falaram da guerra na Síria, da situação na Ucrânia e na Coreia do Norte e do fortalecimento dos laços económicos entre Washington e Moscovo, refere o Kremlin.

Donald Trump já confirmou esta terça-feira a conversa telefónica com Putin e admitiu que os dois se podem encontrar dentro em breve.

À margem de uma receção em Washington a Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, o Presidente dos EUA disse aos jornalistas que se pode reunir com Putin “num futuro não muito distante”.

Trump admite que a corrida às armas entre os Estados Unidos e a Rússia “está a ficar fora de controlo”, mas nunca vai permitir que outro país tenho tanto poderio como os EUA.

Os parabéns do Presidente norte-americano contrastam com o silêncio da generalidade dos líderes ocidentais, que nos últimos tempos têm criticado a Rússia por causa do envenenamento, em solo britânico, do ex-espião russo Sergei Skripal.

Vladimir Putin foi reeleito no domingo para um quarto mandato de seis anos, que termina em 2024.

Quando terminar o mandato Vladimir Putin estará há 25 à frente dos destinos da Rússia. Será o líder há mais tempo no poder desde Estaline.

Putin: "O êxito espera-nos"
Putin: "O êxito espera-nos"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+