Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Todos os agrupamentos de centros de saúde vão ter dentistas em 2019

20 mar, 2018 - 15:29

Promessa foi deixada pelo secretário de Estado da Saúde, no Dia Mundial da Saúde Oral.

A+ / A-

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, anunciou que todos os 55 agrupamentos de centros de saúde do país vão ter pelo menos um médico dentista em 2019.

Em declarações aos jornalistas, em Pombal, distrito de Leiria, à margem de uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Oral, Fernando Araújo disse que o Governo está a trabalhar "ativamente" no sentido de dotar todos os 55 agrupamentos de centros de saúde com um médico dentista, sendo que atualmente apenas 24 agrupamentos possuem consultas de medicina dentária, num projeto iniciado em 2016.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, este ano serão colocados "mais de metade dos [dentistas] que faltam" e os restantes no primeiro semestre de 2019, "de forma a todos os agrupamentos de centros de saúde terem acesso a médico dentista, de modo também a haver equidade para os portugueses em todo o território".

"É um desígnio, é uma enorme força de vontade que temos, trabalhando com a Ordem dos Médicos Dentistas, com os municípios e com a Direção-Geral de Saúde tenho confiança que o vamos conseguir atingir", afirmou Fernando Araújo.

Na sessão, a subdiretora geral da Saúde, Catarina Sena, revelou que o projeto de saúde oral nos cuidados de saúde primários, iniciado em 2016, já possibilitou consultas de medicina dentária a mais de 39 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido realizados cerca de 57 mil tratamentos.

Catarina Sena anunciou ainda que o agrupamento de centros de saúde do Pinhal Litoral terá um dentista em funções no centro de saúde de Pombal a partir de julho.

Em declarações à Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas diz que Portugal está agora no “bom caminho”.

“Nós cá estamos para ajudar. Essa é uma meta importante, é um bom princípio. Hoje, em Castelo Branco, vai ser inaugurado um centro de saúde com médico dentista.”

O bastonário espera que agora possam ser dados outros passos importantes na carreira do médico dentista. Uma delas é a criação da carreira da medicina dentária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+