Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa “volta à prisão” para celebrar a Ceia do Senhor

20 mar, 2018 - 14:24 • Filipe d'Avillez

A visita de Francisco à prisão Regina Coeli incluirá uma visita à enfermaria, missa com lava-pés de 12 reclusos e ainda um encontro com alguns dos presos.

A+ / A-

O Papa Francisco vai voltar a celebrar a Ceia do Senhor, na quinta-feira da Semana Santa, num estabelecimento prisional.

À imagem do que fez no ano da sua eleição, quando visitou um centro de correção juvenil, e em 2015 e 2017, o Papa presidirá à celebração da quinta-feira antes da Páscoa juntamente com reclusos, a quem lavará os pés, seguindo o ritual católico para este dia.

Este ano foi escolhida a penitenciária Regina Coeli, que se situa em Roma.

Em imitação do gesto de Jesus, que lavou os pés aos seus 12 discípulos quando celebrou a última ceia, em Jerusalém, antes de ser crucificado, o rito católico prevê que o sacerdote que preside à celebração da Ceia do Senhor lave os pés a 12 pessoas. O boletim informativo da sala de Imprensa da Santa Sé confirma que neste caso serão 12 reclusos.

Antes, o Papa visitará os reclusos doentes, na enfermaria, e depois da celebração terá um encontro com outros reclusos.

Desde que foi eleito, o Papa apenas fugiu à regra de celebrar a quinta-feira da Semana Santa com reclusos. Em 2014 esteve numa instituição que acolhe pessoas com deficiência e em 2016 optou por uma casa de acolhimento de refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+