Tempo
|
A+ / A-

Pedaços da Estação espacial chinesa vão cair na Terra

20 mar, 2018 - 11:09

O impacto deverá acontecer nas próximas semanas, mas a probabilidade de atingir alguém é ínfima, segundo os cientistas.

A+ / A-

A estação espacial chinesa Tiangong-1 vai voltar a entrar na atmosfera da Terra no início de abril, numa queda sem controlo. A previsão é da Agência Espacial Europeia, que não considera o evento especialmente perigoso.

De acordo com o organismo europeu, a probabilidade de uma pessoa sofrer o impacto de um fragmento daquela estação é 10 milhões de vezes menor do que a probabilidade anual de ser atingida por um raio.

Várias agências espaciais, incluindo a norte-americana NASA e a chinesa CNSA, acompanham o trajeto da estação e acreditam que parte dos componentes se desintegrará na reentrada na atmosfera. Apenas pequenos pedaços devem atingir a Terra.

Na possível rota dos detritos estão: o norte de Espanha, o centro da Itália, o norte da China, o Médio Oriente, o norte dos Estados Unidos, a Nova Zelândia, a Tasmânia ou partes da Argentina e do Chile.

Com 8,5 toneladas, a Tiangong-1 (que significa “palácio celestial") é a primeira estação espacial chinesa e a terceira construída por um só país – Estados Unidos e Rússia foram os pioneiros.

A agência espacial chinesa perdeu o controlo da estação em 2016, cinco anos após o lançamento ao espaço.

A última estação espacial a cair na Terra foi a russa MIR, de 120 toneladas, cujos restos caíram no Oceano Pacífico, em uma reentrada controlada em março de 2001.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filomena G
    20 mar, 2018 Algarve 18:03
    Tretas ... A Agência Espacial Europeia não considera o evento perigoso porque acha que não deve lançar o pânico entre as pessoas. Os chineses é que deveriam levar em cima com a porcaria que constroem. Negligentes! Como é possível instalar um equipamento daquela envergadura no espaço se, depois, lhe perdem o controlo? Quem é que vai pagar os danos causados nos países onde esse lixo vai cair? A humanidade está cada vez mais estúpida!

Destaques V+