Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Serralves, Côa e Douro com um só bilhete

20 mar, 2018 - 09:51 • Olímpia Mairos

Um percurso ao longo do rio Douro - tanto de barco, como de comboio -, e três espaços de elevado valor cultural à disposição, com um só ingresso.

A+ / A-

A partir de abril vai ser possível visitar Serralves, o museu do Côa e o museu do Douro com um só bilhete.

As fundações Côa Parque, de Serralves e do Museu do Douro criaram um bilhete combinado, com um valor próximo dos 17 euros, que vai permitir visitar os três espaços culturais, que têm o rio Douro em comum.

O presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, explica que “quem chegar ao Porto, e procurar um espaço cultural na cidade, como é caso da Fundação de Serralves, poderá, imediatamente, ficar a saber que, se fizer um percurso ao longo do rio Douro, tanto de barco, como de comboio, tem três espaços de elevado valor cultural à disposição, com um só ingresso”.

Trata-se de uma solução mais vantajosa, para quem pretenda visitar mais do que um espaço cultural neste território do Norte do país. Os três equipamentos culturais nos seus espaços de venda vão também passar a dispor de artigos dos outros museus Côa, Serralves e Douro.

A pareceria entre os três equipamentos culturais permitirá ainda a realização de eventos e atividades conjuntas, que sirvam para enriquecer o programa cultural oferecido pela região Norte.

“Criando esta corda cultural, que acompanha o rio Douro, o novo projeto poderá ser o início de uma caminhada, que queremos ver aprofundada, para as três instituições poderem convergir no sentido de criarem uma programação cultural articulada, que permita valorizar a região”, realça Bruno Navarro.

A entrada em funcionamento do bilhete combinado para a Fundação Côa Parque, Fundação Serralves e Fundação Museu do Douro, está programada para o dia 1 de abril, dia de Páscoa.

O presidente da Fundação Côa Parque acredita que esta parceria “é uma mais-valia, já que o equipamento [que dirige] está inserido numa região desfavorecida”, realçando, no entanto, que os três equipamentos “têm muito em comum, embora com percursos diferentes”.

O Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa estão inseridos num território de 20 mil hectares que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Pinhel.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa foi inaugurado em 10 de agosto de 1996 e o museu abriu portas no início de agosto de 2010.

O Museu do Douro situa-se na cidade de Peso da Régua, resultado da obra de reabilitação do emblemático edifício da antiga “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro Vinhateiro”, foi inaugurado a 20 de dezembro de 2008.

O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves fica na cidade do Porto. O edifício, projetado pelo arquitecto Siza Vieira, foi inaugurado em 1999. É envolvido pelo Parque de Serralves, com cerca de 3,5 hectares, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+