Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portuguesa é a primeira europeia a liderar a Federação Internacional de Saúde Ambiental

20 mar, 2018 - 08:37

O mandato de Susana Paixão é de dois anos (de 2020 a 2022).

A+ / A-

A professora portuguesa Susana Paixão, do Instituto Politécnico de Coimbra, foi eleita presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental (IFEH). É a segunda mulher a ocupar o cargo e a primeira da Europa.

Em nota do Politécnico de Coimbra, a docente diz que vai "continuar a missão de sensibilizar governos para implementarem políticas de saúde ambiental, na urgência que existe de cuidar do planeta e da população".

A IFEH é uma organização composta por associações ou sociedades nacionais na área da saúde ambiental. Nela participam 25 membros académicos, além de 43 instituições mundiais que representam mais de 50 mil profissionais da área da saúde em todo o mundo.

Susana Paixão irá presidir à federação durante o biénio 2020-2022.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, considera que a escolha da docente portuguesa "é o reconhecimento internacional do valor e da qualidade científica” da instituição.

Saúde ambiental em debate

A eleição de Susana Paixão foi oficializada na reunião antecede o 15º Congresso Mundial de Saúde Ambiental, em Auckland, na Nova Zelândia. O evento decorre entre esta terça e sexta-feira.

O congresso tem como objetivo orientar políticas internacionais em temas que podem ter impacto na saúde humana, como as alterações climáticas, a qualidade do ar e a segurança alimentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+