Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 53 o número de casos confirmados de sarampo

19 mar, 2018 - 20:09

Em análise estão 41 casos suspeitos, adianta a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

O número de casos confirmados de sarampo sobe para 53, revelou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O balanço anterior indicava a existência de 42 casos confirmados.

O novo balanço indica que "estão internados cinco doentes com situação clínica estável” e há 41 pessoas com sintomas da doença à espera dos resultados das análises, entre as quais um bebé de 12 meses, que se encontra em situação estável.

No total, são agora 145 as situações, suspeitas e confirmadas, de sarampo, a maioria das quais tem "ligação ao Hospital de Santo António, no Porto". Segundo a DGS, "dos 53 casos confirmados (todos adultos), um pertence à região Centro com ligação ao surto que decorre na região Norte". Trata-se de uma mulher de Pombal, que esteve em contacto com o doente francês que terá sido a origem deste surto.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou esta segunda-feira que "não há motivo para preocupação" em relação ao surto de sarampo detetado na semana passada no porto e com 42 doentes confirmados até agora.

Adalberto Campos Fernandes considerou "pouco racional e sensato" a falta de vacinação das pessoas, assinalando que a vacina continua a ser "uma arma" contra doenças infeciosas como o sarampo.

O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+