Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Fénix. Tribunal confirma absolvições de Pinto da Costa e Antero Henrique

19 mar, 2018 - 16:28

O Tribunal da Relação de Guimarães não acolheu a reclamação do Ministério Público, confirmando as absolvições do presidente do FC Porto e do ex-diretor geral do futebol portista.

A+ / A-

O Tribunal da Relação de Guimarães indeferiu a reclamação do Ministério Público (MP) acerca da rejeição de parte do recurso interposto, referente ao acórdão da "Operação Fénix", confirmando as absolvições de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Antero Henrique, ex-diretor geral do futebol portista, segundo avança a Lusa.

O MP tinha recorrido do acórdão, contestando a absolvição de todos os arguidos que estavam acusados de associação criminosa e de alguns que respondiam por exercício ilícito da atividade de segurança privada, entre os quais se encontravam Pinto da Costa e Antero Henrique, pronunciados, respetivamente, por sete e seis crimes. Absolvições que tinham sido pedidas, nas alegações finais, pelo próprio MP.

O Tribunal Judicial de Guimarães rejeitou a parte do recurso relacionada com essas absolvições e o MP reclamou para o Tribunal da Relação. A agência Lusa teve acesso, esta segunda-feira, à decisão da Relação, que desatende a reclamação e sublinha que a interposição de recurso pelo MP "não é inadmissível, por falta de interesse em agir", após o próprio MP ter pedido as absolvições.

"Tal conduta processual traduz objetivamente a violação dos deveres de lealdade, boa-fé e colaboração e colide com a garantia de um processo equitativo e justo, por tal atitude ser suscetível de influenciar a estratégia de defesa dos arguidos, além de cercear o sentido da audiência de julgamento como garantia de defesa daqueles", refere a Relação.

A "Operação Fénix", que envolve 54 arguidos, refere-se à utilização ilegal de seguranças privadas, centrando as atenções na empresa SPDE, também arguida no processo, cujos operacionais, segundo o despacho de pronúncia, fariam serviços de segurança pessoal sem que a empresa dispusesse do alvará necessário para tal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Catarina Lopes
    19 mar, 2018 Porto 18:50
    Cheira-me que o juiz deve ser portista...qual será o preço de um homem justo?
  • Filipe
    19 mar, 2018 évora 17:17
    Só um parvo não percebe que Portugal está hoje mergulhado numa guerra bem pior que a de África . O expediente é outro ...

Destaques V+