Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festival Rios tem o Mondego como protagonista

19 mar, 2018 - 15:33 • Olímpia Mairos

Neste festival de cinema gratuito vão a concurso 24 curtas e longas metragens que visam explorar e divulgar as potencialidades estéticas ligadas ao rio.

A+ / A-

O "Rios - Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia", organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), arranca na quarta-feira, em Vila Real.

Segundo a organização, Vila Real será "um ponto de encontro cinematográfico internacional que permitirá a exploração da região e a gestação de novos projetos e de novas criações estéticas”.

Anabela Branco de Oliveira, docente da UTAD e responsável pela organização do Rios, adianta que, para esta quarta edição do festival, foram recebidos “cerca de 104 curtas e longas-metragens, provenientes de 21 países diferentes como Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Bulgária, Hungria, Polónia, Rússia, Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Uruguai, Egito, Irão, Índia e Austrália”.

Destes, foram selecionados 24 filmes (curtas e longas) de Espanha, Portugal, Austrália, Reino Unido, Irão, Peru, Egito, Argentina, França, Brasil, Polónia e Rússia.

Para a competição documental universitário, foram selecionados 16 filmes de estudantes de comunicação e multimédia e ciências da comunicação.

Esta 4.ª edição, organizada com o apoio do Grupo de Missão de Cultura e das Escolas de Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais da UTAD e da Associação Cultural Zona Livre, tem o rio Mondego como protagonista e conta com a colaboração da Centro Portugal Film Commission. Nas edições anteriores, foram homenageados os rios Douro e Minho e a ria de Aveiro.

Ao longo de três dias, a UTAD e a Associação Cultural Zona Livre serão palco de um festival de cinema gratuito e aberto ao público onde, além da exibição de filmes, serão realizados workshops, dinamizados pelos premiados da edição anterior, Alfonso Palazón, Miguel Lopez Beraza, David Vasquez e Latifa Said.

Para as tardes, estão reservadas as sessões competitivas e as sessões especiais terão lugar à noite no auditório e espaços adjacentes da Associação Cultural Zona Livre.

No âmbito de uma parceria com a Universidade Rey Juan Carlos, será apresentado o projeto internacional documental “Hacia una primavera rosa”.

O Rios define-se como “uma plataforma de atividade para a criação e promoção de projetos de autor no âmbito do cinema e audiovisual independentes” e pretende “explorar e divulgar as potencialidades estéticas ligadas ao rio, tornando-o num espaço privilegiado de criação cinematográfica no âmbito documental”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+