Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sarampo. Hospital de Braga com caso suspeito

18 mar, 2018 - 17:02

Todos os profissionais do hospital vão ser vacinados.

A+ / A-

O hospital de Braga identificou um "caso provável de sarampo" de um dos seus colaboradores e vai vacinar os profissionais da unidade de saúde.

Numa resposta enviada à Renascença, fonte oficial do hospital de Braga refere que o caso de sarampo "ainda não foi confirmado laboratorialmente", mas que "foram tomadas medidas de contingência em coordenação com as autoridades de saúde pública, para aplicação de ações preventivas", entre as quais "a vacinação de profissionais do hospital".

Segundo a edição online do Expresso, a paciente com sarampo é uma médica anestesista, que regressou com sinais da doença, depois de uma deslocação profissional ao Algarve.

O último boletim informativo da Direção-Geral de Saúde, de sábado à noite, dava conta de 36 casos de sarampo num universo de 87 situações suspeitas, na região norte.

"Dos 87 casos reportados, 36 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 25 foram infirmados; os restantes 26 casos aguardam resultado laboratorial", segundo o comunicado que indica ainda que "todos os casos reportados são adultos, estando um internado em situação clínica estável".

A Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
  • Se tem sintomas sugestivos de sarampo não se desloque e evite o contacto com outros; ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24.
  • Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24.

As autoridades de saúde lembram ainda que, em pessoas vacinadas, a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.

O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+