Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa: "Crucifixo não é objeto decorativo"

18 mar, 2018 - 11:27

Francisco durante a celebração do Angelus argumentou que o crucifixo "não é um objeto ornamental, mas de fé."

A+ / A-
Papa: "Crucifixo não é objeto decorativo"
Papa: "Crucifixo não é objeto decorativo"

O Papa Francisco manifestou-se este domingo no Vaticano contra os abusos na utilização do crucifixo, defendendo que este não é um objeto ornamental, mas de fé.

“O Crucifixo não é um objeto decorativo ou um acessório de vestuário – muitas vezes abusado -, mas um sinal religioso a contemplar e compreender”, declarou, perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano para a recitação do ângelus.

Falando desde a janela do apartamento pontifício, como é tradição neste encontro dominical, o Papa questionou os presentes sobre a forma como olham para o crucifixo, se como uma “obra de arte” ou como símbolo do “mistério do Deus aniquilado, até à morte, como um escravo, como um criminoso”.

“Olhar o crucifixo, mas vê-lo por dentro”, recomendou.

Francisco convidou a retomar a devoção de rezar “um Pai-nosso por cada uma das cinco chagas”, diante do crucifixo, e a aprender a “grande sabedoria da cruz”, numa contemplação que ajuda a “chegar ao coração”, ao “íntimo da pessoa” de Jesus Cristo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adosinda Dias
    19 mar, 2018 20:40
    Sim concordo pois o Crucifixo é algo onde nós temos de entrar de alma e coração, ajoelhar diante dele e dizer! Pai pequei contra ti contra o céu, é observá-lo e interiorizar dentro de nós, fazendo uma viagem pelo nosso coração para perguntar o que está mal connosco perante essa cruz onde morreu o filho do homem. Essa viagem tem que passar bem pelo interior dessa cruz para a reflexão a fazer a possamos encontrar dentro do nosso coração!
  • Mário Neves
    18 mar, 2018 Alverca 18:38
    Em Êxodo 20:4,5 Deus ordena que não se criem estátuas, imagens ou objectos que tentem imitar a Sua semelhança e que as mesmas jamais venham a ser veneradas ou adoradas. Será esta a mensagem que o Vaticano ou Fátima têm tentado passar aos seus seguidores?!

Destaques V+