Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Um milhão de euros para combater abandono escolar em Vila Pouca de Aguiar

16 mar, 2018 - 20:18 • Olímpia Mairos

Equipa multidisciplinar vai acompanhar em permanência os alunos que revelem maiores problemas de aprendizagem, risco de abandono e outras inibições à integração escolar.

A+ / A-

Chama-se “Crescer para o sucesso”. É um projeto da câmara e do agrupamento de escolas de Vila Pouca de Aguiar e visa o combate ao abandono escolar.

O protocolo já está assinado e prevê a criação de uma equipa multidisciplinar que vai acompanhar em permanência os alunos que revelem maiores problemas de aprendizagem, risco de abandono e outras inibições à integração escolar.

Segundo o presidente da autarquia, Alberto Machado, o projeto consolida o “caminho que está a ser seguido nas escolas do concelho, com recentes resultados muito positivos”.

José Teixeira, responsável do agrupamento de escolas, afirma que, para “além de aumentar o sucesso dos estudantes”, o projeto “procura melhorar a qualidade para que os alunos otimizem os respetivos resultados”.

O financiamento do projeto é de “quase um milhão de euros, que será aplicado na criação da equipa, na promoção do conhecimento científico, em ações de enriquecimento escolar, atividades de apoio à inclusão social, reforço do parque informático e ainda em ações de divulgação e promoção da integração dos jovens na comunidade”, explica a autarquia.

A equipa multidisciplinar conta com especialistas das áreas da educação especial, psicologia, terapia da fala, equitação, fisioterapia ou ação social.

Serão estes especialistas que vão “identificar situações de possível intervenção junto de famílias e alunos, quer em quadros familiares disfuncionais, fraca retaguarda ou débeis recursos económicos, quer em estudantes com problemas comportamentais e que desvalorizem a escola, enquanto espaço de ensino e aprendizagem”.

“Crescer para o sucesso” estende-se até 2020 e a intervenção da equipa vai ser feita em rede e em articulação com os docentes dos intervenientes no processo educativo.

A rede é constituída por família, alunos, docentes e os parceiros da equipa multidisciplinar, nomeadamente o agrupamento de escolas, associação de pais e encarregados de educação, associação de estudantes, Comissão e Proteção de Crianças e Jovens, Centro Hípico de Pedras Salgadas e a empresa VMPS – Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas.

Nas escolas do concelho de Vila Pouca de Aguiar estudam atualmente 1.319 alunos, espalhados pelos diferentes ciclos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+