Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 25 número de casos confirmados de sarampo

16 mar, 2018 - 19:34

Há 72 casos suspeitos, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-
O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo

O número de casos de sarampo confirmados em Portugal aumentou para 25, de acordo com um comunicado da Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgado esta sexta-feira.

“Até às 19 horas do dia 16 de março de 2018 foram notificados, na Região Norte, 72 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação laboral ao Hospital de Santo António, no Porto; 2. Dos 72 casos notificados, 25 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 15 foram infirmados; os restantes casos aguardam resultado laboratorial”, lê-se num comunicado da DGS.

“Três estão internados em situação clínica estável”, acrescenta.

A DGS declarou na quarta-feira "a existência de um surto" de sarampo em Portugal, depois de terem sido confirmados sete casos daquela doença na região Norte do país. Recomenda ainda que as pessoas verifiquem os boletins de vacinas e que, caso seja necessário, se vacinem contra o sarampo, recordando tratar-se de "uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas".

No caso de pessoas vacinadas, "a doença pode, eventualmente, surgir, mas com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso".

A DGS aconselha ainda a "quem esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas" que ligue para a Linha Saúde 24 (número 808 24 24 24).

Deve também ligar para aquela linha quem tiver "sintomas sugestivos de sarampo (febre, erupção cutânea, conjuntivite, congestão nasal, tosse)". Com esses sintomas, a DGS recomenda que "não se desloque e evite o contacto com outros".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitoria
    17 mar, 2018 Lisboa 12:09
    Esta confusão alarmante é real ou noticia para desviar atenções.Quem já foi vacinado ou teve a doença pode voltar a adoecer?A vacinação do sarampo deixou de ser obrigatória?A quem cabe as responsabilidades ultimas deste processo.Nas entrelinhas pode-se depreender que o vírus atual aumentou a sua virulência não poupando ninguém e que a vacina menoriza mas já n está adaptada a 100% a este novo vírus.Profissionais de saúde do fornt-office em alto risco.Imununodeprimidos podem ser seifados?Iremos ter uma onda de óbitos?Ou é só folclore?Os esclarecimentos da DGS são insuficientes?
  • A
    16 mar, 2018 Portugal 21:48
    Surtos hospitalares. 95 por cento está sob controlo. As crianças quase na totalidade. Falta controlar as pessoas ligadas à área da saúde e os movimentos transfronteiriços.

Destaques V+