Tempo
|
A+ / A-

Andar de bicicleta embriagado dá cadeia? Pode acontecer

16 mar, 2018 - 10:26

Caso aconteceu no ano passado em Esposende. O arguido, apanhado com 1,748 gramas por litro de sangue, já tinha sido condenado quatro vezes por conduzir embriagado.

A+ / A-

O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação a quatro meses de prisão efetiva de um homem apanhado a conduzir uma bicicleta em estado de embriaguez junto a uma discoteca em Ofir, Esposende.

Segundo o acórdão, consultado pela agência Lusa, o homem fica ainda proibido de conduzir durante um ano.

O tribunal sublinha que o arguido, técnico auxiliar de saúde, já tinha sido condenado quatro vezes por conduzir embriagado, uma das quais em pena de prisão, suspensa na sua execução.

Os factos remontam a 24 de setembro de 2017 e ocorreram pouco depois das 4h00, na estrada de acesso a uma discoteca de Ofir.

O arguido estaria a conduzir uma bicicleta com uma taxa de álcool no sangue de pelo menos 1,748 gramas por litro.

Em tribunal, o arguido alegou que não andou mais de 100 metros de bicicleta e sempre na via de acesso à discoteca. Disse ainda que a ideia dele era pedir à GNR que guardasse a bicicleta, para que não ficasse à vista.

Garantiu igualmente que não sabia que não podia conduzir bicicleta com álcool a mais.

Os argumentos não colheram junto do tribunal, que, face aos episódios anteriores de condução sob o efeito do álcool, aplicou ao arguido prisão efetiva.

O acórdão sublinha que os factos de Esposende foram perpetrados no decurso do período de suspensão de uma pena de prisão pela prática do mesmo tipo de crime.

Além disso, o tribunal refere que, no âmbito dos crimes relativos à circulação rodoviária, "as exigências de prevenção geral são muito importantes, quer pela sua excessiva frequência, quer pelo perigo da gravidade das suas consequências, devendo assinalar-se às penas, por esses crimes, um efeito de prevenção geral de intimidação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Staline
    16 mar, 2018 lisboa 11:34
    Isto com o tempo tb os peões a circular em vias publicas serão multados se andarem embriagados.Porquê só os automobilistas e não todos os que circulem em passeios e estradas?Todos dao origem a acidentes e mortes.O melhor é ficar em casa e andar de táxi,sair á porta do emprego.E no emprego não há controle ?É tudo uma fantochada prisional, contoroladora e os reincidentes no futuro terão a Eutan asia como solução jurídica.
  • Filipe
    16 mar, 2018 évora 11:21
    Pois é ! Mas os condutores que matam ciclistas embriagados e com drogas não vão presos nem por vezes vão a tribunal ! Os que passam a fazerem razias aos ciclistas nem multas apanham ! Ou melhor , quantos condutores que mataram peões nas passadeiras cumprem prisão em Portugal ? Os juízes são daqueles que se enervam quando tem de abrandar a marcha quando veem ciclistas , por isso os atacam barbaramente . Não era melhor este homem ser inserido num programa para se ver livre do álcool , assim vai para a prisão be ber por conta dos guardas prisionais , e se não meter drogas contrabandeadas pelos mesmos . A justiça em Portugal é uma telenovela rasca feita de realizadores dementes .

Destaques V+