Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Cristas defende que Parlamento não tem mandato para legislar

16 mar, 2018 - 00:40

A líder centrista tem reservas em relação a um eventual referendo sobre a matéria.

A+ / A-

A presidente do CDS, Assunção Cristas, defende que o Parlamento não tem mandato para legislar sobre a eutanásia, porque, à exceção do PAN, os partidos excluíram o tema dos seus programas eleitorais.

"Do ponto de vista político, o Parlamento é o espaço para o fazer [decidir] porque tem legitimidade, mas este Parlamento não tem mandato", defendeu Assunção Cristas no encerramento de um debate promovido pelo CDS sobre a eutanásia, que decorreu na Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa.

A líder centrista encara, contudo, um referendo com reservas, argumentando que "a simplificação é redutora, empobrece" e "induz uma resposta", e prometeu trabalhar para fazer ouvir os argumentos contra a eutanásia, mesmo que isso não dê votos.

"Nesta matéria, a parte dos votos é o que menos interessa", declarou, arrancando um aplauso da sala.

Assunção Cristas argumentou que a Assembleia da República não dispõe de mandato para legislar sobre a eutanásia porque "nenhum partido colocou preto no branco no programa eleitoral" esta matéria, com exceção do PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

"Há um compromisso com os eleitores que se faz nos programas eleitorais, a não ser no caso do PAN", vincou.

No debate participaram a deputada e médica de cuidados paliativos Isabel Galriça Neto, o comentador e escritor Henrique Raposo, e João Franco Reis, consultor de comunicação, que prepara uma tese sobre Ética, tendo havido depoimentos do médico canadiano luso-descendente José Pereira e de Alex Schadenberg, diretor da organização Euthanasia Prevention Coalition.

Henrique Monteiro e João Franco Reis salientaram a dificuldade da posição contrária à eutanásia fazer-se ouvir no debate público.

Para a presidente do CDS, "esta não é uma batalha perdida" mas é "muito difícil, está muito enviesada, é muito fácil puxar para o outro lado".

"Há muita gente com vontade de perceber, se calhar há uma maioria silenciosa, diferente da opinião publicada", disse Assunção Cristas, que salientou não ver "nenhuma urgência neste tema".

"Mesmo aqueles que são a favor, muitos partilham desta visão", salientou, relativamente a essa ausência de urgência na sociedade portuguesa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    16 mar, 2018 17:44
    Então quem é que tem mandato para legislar, ó Assunção?
  • Mao
    16 mar, 2018 lisboa 11:37
    Este parlamento soviétizado são herdeiros de Lenine,staline etc e ordem para matar é uma imposição ideológica alegadamente.

Destaques V+