Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tríptico de Bosch inspira Dias da Música em Belém

15 mar, 2018 - 15:24

Estão previstos mais de 60 acontecimentos em torno da música, de concertos a conferências, entre 26 a 29 abril.

A+ / A-

O tríptico "As Tentações de St.º Antão", de Hieronymus Bosch, serve de mote aos Dias da Música em Belém, que se realizam de 26 a 29 abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, onde foram apresentados esta quinta-feira.

Os Dias da Música em Belém organizam-se sob o título "Castigos, Culpas e Graças Divinas" e, do seu cartaz, constam nomes como o barítono Wolfgang Holzmair, o tenor Aquiles Machado, a Orquestra de Câmara Alemã e o Orlando Consort, além de portugueses como o violoncelista e maestro Bruno Borralhinho ou a soprano Sónia Grané, e inclui o Festival Jovem, no dia 21 de abril, que apresenta diversas orquestras juvenis, designdamente, a OJ.Com.

No âmbito de uma parecia entre os Dias da Música em Belém e a Associação Plataforma Global para os Estudantes Sírios, são disponibilizados mil bilhetes, 200 por concerto, que serão cedidos através de um donativo direto a esta associação, explicou Luísa Taveira, da administração do CCB.

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio, que criou a associação em 2003, realça a importância deste apoio "a pessoas abandonadas que tinham condições de prosseguir as suas vidas, e esses eram os estudantes universitários".

"A Síria, apesar da ditadura dramática e feroz, tinha um ensino superior muito significativo", acrescentou Jorge Sampaio, segundo o qual, em 2003, já com a guerra em curso naquele país, 25% dos jovens entre os 18 e os 25 anos, frequentavam o ensino universitário ou o politécnico.

Este ano, sendo o tríptico de Bosch - da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, classificado como Tesouro Nacional -, a peça inspiradora do festival, um dos concertos, com programa a anunciar, realiza-se fora do CCB, precisamente no 'museu das janelas verdes'. Por outro lado, o CCB irá ser decorado com vários detalhes da "enigmática pintura" do século XV, disse Luísa Taveira.

Durante os quatro dias estão previstos mais de 60 acontecimentos em torno da música, de concertos a conferências, entre eles 42 em sala, 12 no âmbito da programação da Fábrica das Artes, para os mais novos, mais dois 'workshops' de dança. As cinco conferências realizam-se na sala Fernando Pessoa.

O orçamento dos Dias da Música em Belém não ultrapassará os 500 mil euros, disse esta quinta-feira Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração do CCB.

"Um orçamento semelhante aos dos dois últimos anos, ou talvez um pouco menos, entre os 450 mil e os 500 mil euros", afirmou o responsável.

Para os Dias da Música em Belém, segundo nota do CCB, foram postos à venda 20.770 bilhetes.

Os Dias da Música em Belém, programados por André Cunha Leal, antecipam a abertura para o dia 21 - dia de aniversário do CCB. No concerto, às 21:00, será interpretada a oratória "A Criação", de Joseph Haydn, sob a direção de Pedro Carneiro, pela Orquestra de Câmara Portuguesa, o coro Voces Caelestes e os solistas Wolfgang Holzmair, Ana Quintans, Carla Caramujo, Thomas Michael Allen e Peter Kellner.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+