Tempo
|
A+ / A-

​PS admite não acatar pareceres sobre eutanásia

15 mar, 2018 - 14:52

Os socialistas mantêm a intenção de apresentar um projeto próprio até ao final do mês.

A+ / A-

O Partido Socialista deixa entender que não recua nem vai alterar proposta de despenalização da morte assistida, apesar dos pareceres negativos aos projetos do PAN e Bloco de Esquerda.

Os socialistas mantêm a intenção de apresentar um projeto próprio até ao final do mês.

“O que nos compete nesta fase do processo é ouvir todos, sem exceção, ponderar os argumentos em presença e ter a melhor solução legislativa”, o líder parlamentar do PS, Carlos César.

Questionado pela Renascença se vai ter em conta o parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, o também presidente do Partido Socialista explica qual será a atuação do partido.

“Não teremos, necessariamente, no sentido do acatamento das posições que nos forem transmitidas, por essa ou por qualquer outra instituição, mas o nosso dever é ouvir todos, avaliar e ponderar os argumentos apresentados”, sublinha.

O líder parlamentar socialista diz que as audições no partido continuam e que até ao final do mês será apresentado um projeto de lei próprio, com previsão de discussão em Junho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marília Viana
    17 mar, 2018 Silves 23:51
    EUTANÁSIA, SIM ou NÃO? Trata-se de uma questão muito complexa. Decidir sobre a interrupção da vida de um ser não pode ser um ato irrefletido. Segundo a nossa constituição “a vida humana é inviolável. Todos têm direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover”. Compete ao Estado garantir aos cidadãos o acesso aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação. Um ser humano que tem medo da solidão, que entende ser um empecilho para os familiares, que não é autónomo, que é prisioneiro do seu próprio corpo, que se revolta devido à condição em que se encontra, tem o direito de refletir sobre a possibilidade de ter um fim de vida digno. Homem ou mulher ter que “sobreviver” anos fio com dores insuportáveis, sabendo que tem uma doença que o conduz a uma fase terminal, com a certeza que não há qualquer hipótese de reabilitação, ter que esperar por uma morte “natural”, não é a forma mais digna de chegar ao fim do percurso de vida. É uma decisão que deverá ser muito ponderada, o que não quer dizer que se esteja a desvalorizar o significado da VIDA, independentemente das crenças religiosas, éticas e sociais. Após uma análise intensiva aos fatores sociais, culturais, biológicos e psíquicos estou de acordo que o indivíduo tenha o direito de escolha.
  • melo
    15 mar, 2018 lisboa 20:42
    Logo morte química de espião em Londres plenamente justificada.Eutanasiaram-no contra a vontade como acontece na EU.EU ao não opor-se a eutan´sia é cúmplice.
  • João Lopes
    15 mar, 2018 Viseu 19:50
    A defesa da vida, em todas as circunstâncias, é a defesa da humanidade. Os promotores da cultura da morte − aborto e eutanásia − atentam contra a dignidade da pessoa humana: são os "bárbaros" e os "monstros" destes tempos…A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida humana e não para matar: nem querem ser cúmplices do crime de outros.
  • 15 mar, 2018 16:21
    O montepio nao e um banco relevante ! o que sera que o primeiro ministro quiz dizer com isto?
  • 15 mar, 2018 16:13
    Ursos! Quando os caes ladram a gnr ataca!
  • MASQUEGRACINHA
    15 mar, 2018 TERRADOMEIO 16:05
    Se a melhor solução legislativa estiver ao nível da embrulhada ad-hoc da gestação de substituição... valha-nos S. Marcelo!
  • 15 mar, 2018 15:26
    Nao acates nao! Quem se acata sao os macacos!

Destaques V+