Tempo
|
A+ / A-

​Bruxelas pede plano ambicioso de reformas a Portugal

14 mar, 2018 - 15:36

Comissão Europeia exige redução da dívida pública e alerta o Governo para o crédito malparado dos bancos.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia enviou uma carta com vários avisos ao Governo português. Cortar a dívida e um plano ambicioso de reformas são alguns dos reptos lançados por Bruxelas.

A Comissão Europeia exige redução da dívida pública e alerta o Governo para o crédito malparado dos bancos.

Para reduzir os níveis de endividamento privado e público “para níveis mais prudentes”, Portugal deve prosseguir um “caminho de reformas” e apresentar uma Programa de Estabilidade “detalhado e ambicioso”, pediram esta quarta-feira a Mário Centeno os responsáveis pelas pastas económicas da Comissão Europeia.

Numa carta enviada ao ministro português das Finanças e tornada pública no site da Comissão Europeia, o vice-presidente Valdis Dombrovskis e o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, começam por recordar a decisão tomada na semana passada de passar Portugal de uma classificação de “desequilíbrios macroeconómicos excessivos” em 2017 para apenas “desequilíbrios macroeconómicos em 2018”, assinalando que Bruxelas reconhece “a

ação política tomada ao longo do tempo” pelas autoridades portuguesas.

Ainda assim, os representantes do executivo europeu aproveitam a missiva especialmente para “encorajar o Governo [português] a continuar no caminho das reformas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+