Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal tem o sonho de lançar satélites nos Açores até 2023

13 mar, 2018 - 21:31 • Ana Rodrigues

A oportunidade existe, mas o responsável do programa espacial da Fundação para a Ciência e Tecnologia diz que é necessário perceber qual o impacto no arquipélago.

A+ / A-

Lançar satélites a partir dos Açores é um sonho que pode tornar-se realidade daqui a cinco anos. A ilha de Santa Maria é a provável localização, mas o responsável do programa espacial da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Mário Amaral lembra que é preciso pensar nos impactos para a região.

“Não sabemos qual o impacto e é isso que tem de ser analisado com cuidado e seriedade”, afirma Mário Amaral.

O mercado espacial está a crescer e Portugal não quer perder o comboio. Há mais de 17 anos que o país aderiu à Agência Espacial Europeia e desde então os avanços já permitem voos mais altos.

O ministro da Ciência e Tecnologia chamou a si a estratégia nacional para o espaço que prevê a criação do AIR Center e de uma base de lançamento de satélites.

Mario Amaral garante que existe a capacidade para avançar com esta ideia. “Isto é uma oportunidade muito grande para o país, entrar no rol de países que podem fazer lançamentos de satélites”, afirma.

A escolha dos Açores deve-se à posição geográfica “no meio do Atlântico” e ao facto de haver zonas desabitadas em algumas das ilhas o que faz com que “se possa fazer lançamentos de forma segura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+