Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bento XVI lamenta “preconceitos tontos” sobre Papa Francisco

13 mar, 2018 - 11:43

Nova coleção de livros demonstra a continuidade interna entre o atual pontificado e o anterior, diz o Papa emérito alemão.

A+ / A-

O Papa emérito, Bento XVI, lamenta os “preconceitos tontos” que existem quanto a uma alegada falta de profundidade teológica entre ele e o atual Papa Francisco.

Numa carta enviada ao padre Dario Viganò, que é prefeito da Secretaria para as Comunicações do Vaticano, Bento XVI mostra-se, pelo contrário, muito contente por ver que existe continuidade entre os dois pontificados.

A carta foi enviada por ocasião da publicação, de uma série de 11 livros, de 11 autores diferentes, sobre a teologia de Francisco. A coleção é editada por Roberto Repole, presidente da Associação Teológica Italiana.

“Aplaudo esta iniciativa”, escreve Bento XVI, “contradiz os preconceitos tontos daqueles que acham que falta ao Papa Francisco uma particular formação teológica e filosófica, enquanto eu teria sido apenas um teórico da teologia, com pouca compreensão da vida concreta das vidas dos cristãos hoje”.

Esta coleção, diz o Papa emérito, “demonstra cabalmente que o Papa Francisco é um homem com uma profunda formação filosófica e teológica e demonstra a continuidade interna entre os dois pontificados, não obstante todas as diferenças de estilo e de temperamento.

A coleção de 11 livros foi publicada em italiano mas, segundo a editora do Vaticano, já existem contratos para publicação em inglês, espanhol, francês, português, polaco e romeno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inês Andrade
    15 mar, 2018 Lisboa 14:00
    É melhor actualizarem a notícia; neste momento, tal como está, é incorrecta. https://www.apnews.com/01983501d40d47a4aa7a32b6afb70661/Vatican-doctors-photo-of-Benedict's-praise-for-Francis

Destaques V+