Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de metade das linhas de comboio está em mau estado

13 mar, 2018 - 07:25

Descarrilamentos dos últimos anos ocorreram em linhas não modernizadas. Na rede suburbana, Lisboa está pior do que o Porto.

A+ / A-

Mais de metade das linhas de comboio está em mau estado. Um relatório da Infraestruturas de Portugal revelado esta terça-feira pelo jornal “Público” mostra que quase 60% das vias férreas portuguesas têm desempenho medíocre ou mau.

O pior troço está entre Ovar e Gaia, onde a Infraestruturas de Portugal constata a necessidade de “intervenção urgente”. O relatório, datado de maio de 2017, atribui a este troço a classificação de 1,9 (mau) numa escala de 1 a 8 e diz que “a vida útil dos ativos neste troço da Linha do Norte há muito que foi excedida e qualquer tipo de intervenção de manutenção produz efeitos pouco duradouros”.

Com má classificação aparecem também os troços o Tua-Pocinho (linha do Douro) e a via estreita de Espinho a Oliveira de Azeméis e de Aveiro a Sernada do Vouga.

Todos os troços que aguardam por modernização são classificados como medíocres e foi neles que aconteceram os descarrilamentos dos últimos anos – sobretudo, na Beira Alta, “que tem metade do seu percurso classificado como medíocre”, escreve o “Público”.

Na rede suburbana, Lisboa aparece com pior classificação do que o Porto, com o relatório a destacar as linhas de Cascais e a da Cintura (Alcântara Terra-Braço de Prata) como medíocres.

Com a mesma classificação aparecem o ramal de Tomar, a linha do Algarve entre Lagos e Faro e a da Beira Baixa, entre Entroncamento e Sarnadas (Vila Velha de Ródão). Para qualquer destes troços, o indicador de desempenho é sempre inferior a 3,2.

O que leva a maioria das vias a ser classificadas como “más” ou “medíocres” são problemas com os carris, as travessas e o balastro. Componentes como túneis, pontes, catenária, sistemas de sinalização, agulhas e estruturas de proteção parecem estar em melhor estado.

Cortes orçamentais e uma fusão polémica

O relatório divulgado pelo “Público” refere que o estado dos caminhos-de-ferro portugueses “tem correlação direta com a existência de um passivo de renovação ou défice de conservação”, o que decorre das restrições orçamentais impostas às empresas públicas durante os anos da “troika”.

A manutenção foi descurada e houve linhas em que a própria conservação da via foi reduzida abaixo dos mínimos, escreve o jornal, lembrando os anúncios de “modernizações sucessivamente adiadas, que tornavam racional a decisão de não fazer manutenção pesada quando se espera um investimento de substituição”.

Aos cortes orçamentais junta-se a falta de pessoal, depois de algumas rescisões e redução de trabalhadores, o que leva a uma perda de “know-how”.

“A opção pelo ‘outsourcing’ fez com que hoje haja poucos operários de via, especialistas e até engenheiros com experiência no terreno. As obras são agora feitas por empreiteiros sem conhecimento das especificidades da ferrovia, a que se soma, por vezes, uma deficiente fiscalização”, revela o jornal.

A Infraestruturas de Portugal é uma empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional (Refer) e a Estradas de Portugal (EP) – decisão que não tem reunido consenso e, de acordo com o “Público”, terá contribuído para reduzir ainda mais o “know-how” ferroviário.

O jornal diz que Governo e empresa pública agem como se não houvesse polémica e lembra que, “em matéria ferroviária, todos os assessores do ministro e do secretário de Estado da tutela provêm da Infraestruturas de Portugal”, não existindo ninguém da parte da CP “para dar a visão do lado dos operadores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • resultados
    14 mar, 2018 lx 12:27
    do que fizeram durante 4 anos de governo Passos/Portas. Cortes sobre cortes e desinvestimentos sobre as infraestruturas estão a agora a ter os respectivos resultados! O que se destrói em 4 anos, dificilmente se repõe em 2 anos, pelo contrario, destruir é rápido , construir é muito mais moroso e implica muito mais investimento! Com Passos e Portas tudo se resumia a despesas. Eles sabiam que não estariam no poder para sempre e quem viesse a seguir é que suportava as consequências! A memória, infelizmente é curta!...
  • Maria Manuela Nunes
    13 mar, 2018 Queluz 09:56
    Ando diariamente na linha de Sintra. O que se sabe agora não tranquiliza ninguém. Estão à espera dum descarrilamento com muitas vítimas mortais?

Destaques V+