Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio para alunos de Religião e Moral “é prova de que a disciplina é importante”

12 mar, 2018 - 19:25 • Liliana Carona

Filme sobre o bullying arrecadou o segundo prémio do projeto “eTwinning”, que junta escolas de França, Portugal, Itália, Polónia e Ucrânia.

A+ / A-

“Short Girl” (traduzido à letra, “rapariga pequena”) é impedida de brincar por causa da sua estatura. A situação é descrita num vídeo de pouco mais de quatro minutos, que contribuiu para que os alunos de Religião e Moral da Escola Dr. Ferrer Correia, em Miranda do Corvo, pudessem alcançar o segundo prémio num projeto europeu.

Luís Gonçalves tem 39 anos e leciona há 14 a disciplina de Edução Moral e Religiosa. Tem 15 turmas sob a sua responsabilidade e três delas, do 5º e 6º ano, participaram no projecto “eTwinning”.

“Foi um projeto colaborativo com cinco escolas, França, Portugal, Itália, Polónia e Ucrânia e durante um ano letivo trabalhámos entre os professores europeus onde, desde há quatro anos, se debate o tema do bullying nas escolas, como identificar e como reagir a uma situação de bullying”, esclarece o professor.

O docente trabalhou com os seus alunos no Projeto “Take care of me - Take care of you”.

“A ideia era sempre fazer tarefas colaborativas como a criação de bandas desenhada e filmes com situações concretas de bullying, em que eram dados exemplos tais como impedir uma criança de brincar por ser mais baixa, e depois o aluno teve que pedir desculpa”, conta à Renascença.

O projeto venceu o segundo prémio no “eTwinning” e o professor de Miranda do Corvo acredita que este reconhecimento europeu demonstra a importância de uma disciplina por vezes desvalorizada. “Vejo este prémio como a identificação da disciplina, como sendo uma disciplina importante no currículo, que não está tão desfasada da realidade, como às vezes se tenta fazer crer, temos lugar na escola, fazemos falta e temos muito a dar aos nossos alunos, não há razão para nos quererem fora da escola”, conclui.

Em outubro, os professores vão receber o prémio – um troféu simbólico – na conferência internacional “eTwinning”, que decorre em Varsóvia de 25 a 27 de outubro.

Todos os trabalhos apresentados estão na página do eTwinning do projeto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+