Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA avisam ONU que estão preparados para agir na Síria

12 mar, 2018 - 16:46

Os Estados Unidos dizem que estão preparados para agir na Síria, se o Conselho de Segurança da ONU nada fizer.

A+ / A-
EUA acusam Rússia de desonrar o cessar-fogo na Síria e dizem que chegou o dia de agir
EUA acusam Rússia de desonrar o cessar-fogo na Síria e dizem que chegou o dia de agir

A embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, avisou o Conselho de Segurança da ONU que o país “continua preparado para agir na Síria, se tiver que o fazer”.

Na reunião especial desta segunda-feira dedicada à situação na Síria e no Médio Oriente, Haley lembrou que os Estados Unidos podem voltar a fazer o que fizeram o ano passado quando bombardeou uma base aérea do governo sírio em retaliação a um ataque do regime com armas químicas.

"Não é o caminho que preferimos, mas é um caminho que já mostrámos que podemos tomar e que estamos preparados para retomar", anunciou Nikki Haley.

O aviso dos Estados Unidos surge na sequência do pedido fomal ao Conselho de Segurança da ONU para qu exigisse um cessar-fogo imediato de 30 dias em Damasco e Ghouta Oriental.

Apesar do um cessar-fogo sido aprovado por unanimidade em 24 de fevereiro as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiadas pela Rússia e pelo Irão continuam a combater os rebeldes com o argumento de que estão a enfrentar grupos terroristas que querem tomar a capital síria.

"Quando a comunidade internacional falha consistentemente em agir, há momentos em que os estados são obrigados a tomar suas próprias ações”, declarou Nikki Haley.

Guterres exige acesso humanitário

Na sequência da resolução de cessar-fogo de 24 de fevereiro, a Rússia argumenta que o Conselho de Segurança não pode impor um cessar-fogo sem um acordo entre as partes em conflito.

Antes da reunião do conselho, a França apelou à Rússia, aliada de Bashar al-Assad, para que fizesse pressão junto do regime para “parar o banho de sangue”.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exige a implementação da resolução do cessar-fogo.

"Não houve cessação das hostilidades", reconhece Guterres. "A violência continua em Ghouta Oriental e mais além - inclusive em Afrin, partes de Idlib e nos subúrbios de Damasco”, afirmou.

Nações Unidas querem acedar ao enclave para levar ajuda humanitária urgente e retirar os feridos.

"Apesar de terem sido feitas algumas entregas do comboio humanitário, a provisão de ajuda e serviços não foi segura, sem impedimentos ou sustentada", afirmou Guterres. "Não levantado nenhum bloqueio e tanto quando sabemos, não evacuado nenhum ferido grave”, disse o secretário-geral das Nações Unidas.

O encalve de Ghouta Oriental, nos subúrbios de Damasco está a ser bombardeado de forma contínua pelo regime de Bashar al-Assad, desde 18 de fevereiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Guerra
    12 mar, 2018 lisboa 18:14
    Entao o que vao fazer as esquerdas unidas.Russia visada como irá reagir?Eleiçoes a decorrer resposta será dura.Guerra nucleare químico biológica em curso?Novo 11 de setembro?Os EUA estão a arriscar muito ou a fazer bluff?

Destaques V+