Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detido casal com vistos Gold que é procurado na China

09 mar, 2018 - 18:00 • Celso Paiva Sol

Estão em Portugal há quase quatro anos e dedicam-se ao mercado imobiliário. São suspeitos de uma fraude superior a 16 milhões de euros, alegadamente, cometida em território chinês.

A+ / A-

A Policia Judiciária deteve esta semana, nos arredores de Lisboa, um casal de chineses procurado pela justiça do seu país por suspeita de fraude económica.

A detenção ocorreu na passada terça-feira em Oeiras, localidade onde este casal de chineses reside desde 2014.

Foi nesse ano que obtiveram as respetivas Autorizações de Residência para Investimento, mais conhecidas por vistos Gold.

Começaram por adquirir uma casa pelo valor exigido nos critérios de obtenção do visto, que no mínimo terá que ser de 500 mil euros, sendo que foi precisamente ao imobiliário que se dedicaram nestes quase quatro anos em Portugal. Compram e vendem imóveis, mas também fazem arrendamentos de curta duração.

Os dois, ele com 47 anos e ela com 32, são procurados pela justiça chinesa.

Em 2015, já depois dos vistos concedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entrou no sistema Interpol um mandado internacional de detenção que implica o casal numa fraude económica superior a 16 milhões de euros, que terá sido cometida em território chinês em 2013.

O alerta inclui o respetivo pedido de extradição para que ambos possam ser julgados na China.

Detidos na terça-feira pela Unidade de Cooperação Internacional da Judiciária, o casal já foi levado ao Tribunal da Relação de Lisboa, a instância superior que decide pedidos de extradição.

O juiz decretou medidas de coação diferentes. O homem, foi ouvido na quarta-feira, e saiu em liberdade, sujeito a apresentações periódicas até que a Relação tenha uma decisão para o caso.

Já a mulher, ouvida no dia seguinte, ficou em prisão preventiva, recolhendo ao estabelecimento prisional de Tires.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+