Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Várias ruas de Lisboa com abatimentos no piso

09 mar, 2018 - 13:02

Mais de 40 inundações, quedas de árvores e de estruturas e uma escola fechada é o balanço dos efeitos do mau tempo na capital até ao início da tarde. Torre de Belém vai continuar de portas fechadas.

A+ / A-

O piso abateu em várias partes de Lisboa nesta sexta-feira: Rua de Angola (freguesia dos Anjos), Rua Garrett (Baixa) e Rua do Arco do Carvalhão (Campo de Ourique). Tudo na sequência das fortes chuvas que caíram.

Na Rua de Angola, a circulação foi totalmente cortada e, segundo fonte da Proteção Civil Municipal de Lisboa, trata-se de um "abatimento contínuo", sendo necessário retirar todas as viaturas que ali se encontram estacionadas.

“Este tipo de abatimento significa que o piso pode continuar a abater”, justificou.

A Rua de Angola é uma das vias perpendiculares à Avenida Almirante Reis, no centro da cidade. O trânsito está cortado desde a manhã e não há previsão para voltar a reabrir.

No local estiveram os Sapadores Bombeiros de Lisboa e a Polícia Municipal e a Proteção Civil Municipal.

Para Campo de Ourique, por volta das 14h50, estava a ser enviada maquinaria pesada. O buraco provocado será maior do que o que foi registado antes na Rua Garrett, uma das mais movimentadas do Chiado.

Aqui, o abatimento deu-se na zona pedonal frente ao número 140 (pastelaria Benard) e, segundo fonte da Proteção Civil Municipal, “tem dimensões consideráveis".

Estendeu-se à estrada e o trânsito esteve cortado até às 14h20. Contudo, há “alguns sinais” de que o piso possa continuar a abater. As autoridades deram, por isso, início aos trabalhos de reparação, que tiveram entretanto de ser suspensos devido à existência de tubos de gás.

No local estiveram meios do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, da Polícia Municipal e da Proteção Civil Municipal, para avaliar os estragos causados e ajudar no desvio do trânsito.

Torre de Belém de portas fechadas

Devido ao mau tempo, a Torre de Belém vai continuar de portas fechadas

De acordo com uma nota da Direção Geral do Património enviada esta tarde, o monumento vai continuar "encerrado ao público por razões de segurança"

A DGPC diz que a reabertura só acontecerá quando "as autoridades competentes levantarem o alerta" de mau tempo. Em causa estão as condições do estado do tempo e do mar que estão a condicionar o acesso à Torre de Belém.

Mais de 400 ocorrências em todo o país

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre a meia-noite e as 14h30, 423 ocorrências no continente, sendo Lisboa, Santarém, Setúbal e Castelo Branco os distritos mais afetados.

De acordo com a mesma fonte, o distrito de Lisboa registou 200 ocorrências, seguido de Santarém (com 50), Setúbal (30) e Castelo Branco (20).

Até às 11h30, os Bombeiros Sapadores de Lisboa registaram 54 ocorrências por causa do mau tempo, que levou também ao encerramento da Escola Básica dos Olivais "por motivos de segurança".

A maior parte das ocorrências (36) ocorreu em espaço privado e sete dizem respeito a inundações em espaço público. Outras sete são quedas de árvores e ainda há registo de quatro quedas de estruturas.

O mau tempo vai prolongar-se nas próximas horas e está a motivar avisos laranja por parte da meteorologia e alertas das autoridades marítimas para o estado do mar, onde as ondas poderão chegar aos 15 metros.

[Notícia atualizada às 16h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    09 mar, 2018 Almada 17:28
    Fico perplexo, como é possível não saberem que quando tínhamos bom tempo é que estávamos bem! Eu sempre soube isso, não tenho memória curta. Dificilmente vem chuva sem mau tempo e deviam saber isso. Façam as contas aos prejuízos e a pelo menos uma morte, e vejam se o país ganhou ou perdeu? E não há previsão do mau tempo parar... É para ver se na próxima vez (e esperemos que acontece pois significa que o mau tempo terminou) se lembram.
  • Para refletir...
    09 mar, 2018 Almada 13:38
    Não sei se reparam, mas o problema não é esta tempestade, o problema é que andamos nisto há 12 dias! As tempestades gostam muito de Portugal e esta sucessão de tempestades parece não ter fim à vista, alguém sabe explicar o que se passa? Alguém sabe explicar porque razão as tempestades vêm direitas a Portugal e não a outros países? Afinal somos um país de bom ou mau tempo! Alguns que queriam "mau tempo" devem refletir sobre isto!

Destaques V+