Tempo
|
A+ / A-

Tripulantes do navio encalhado no Tejo vão ser retirados

08 mar, 2018 - 14:19

O barco vai continuar no Bugio, a aguardar a chegada de um rebocador de Gibraltar.

A+ / A-
Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar
Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar

O capitão do porto de Lisboa decidiu proceder à retirada dos tripulantes do navio espanhol que, no início da semana, encalhou no rio Tejo, junto ao Bugio.

Na origem da decisão está a previsão de agravamento do estado do tempo para as próximas horas e as três tentativas falhadas para desencalhar a embarcação, que tem a bordo 10 pessoas.

A operação de retirada dos tripulantes está prevista para as 15h00, através de uma aeronave da Força Aérea portuguesa, informa um comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

“Esta ação será coordenada pelo capitão do porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas (COMAR)”, adianta.

O “Betanzos” encalhou na foz do rio Tejo na terça-feira. Após três tentativas falhadas de o retirar do Bugio, foi pedida ajuda a Gibraltar, donde deve chegar um rebocador de grandes dimensões.

Segundo o comandante Coelho Gil em declarações à Renascença, revela que também foi requisitada a ajuda de uma equipa holandesa. Além disso, aguardam “novos cabos”.

No local mantém-se um rebocador com o cabo de reboque passado e as operações de desencalhe do navio serão retomadas logo que as condições de segurança o permitam, refere ainda a Autoridade Marítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+