Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operações suspensas para retirar navio encalhado no Bugio

07 mar, 2018 - 21:54

Os trabalhos devem ser retomados entre as 6h00 e as 8h00.

A+ / A-

As operações para retirar o navio encalhado junto ao Bugio foram hoje suspensas, não tendo sido possível retirar o cargueiro, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, adiantando que os trabalhos vão ser retomados durante a madrugada.

"A situação não teve evolução. O navio mexeu um pouco com os trabalhos efetuados pelos dois rebocadores, mas continua encalhado", disse à Lusa o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima, vão estar dois rebocadores a trabalhar durante o próximo período de preia-mar, que vai ocorrer na madrugada de quinta-feira, entre as 6h00 e as 8h00.

"Estavam dois rebocadores com o cabo passado, era algo que se queria manter porque colocar um cabo são quase duas horas de trabalho, mas um dos rebocadores teve que abandonar o local, por não se sentir confortável naquela posição", afirmou.

O comandante Fernando Pereira da Fonseca explicou que um dos problemas é a distância a que os reboques são obrigados a operar, cerca de 700 metros do navio.

"Pelas 4h00, vão passar de novo o cabo e vão tentar mexer o navio depois no período de preia-mar. A tripulação continua a bordo, está bem e a ser monitorizada", explicou.

O navio "Betanzos", com bandeira espanhola, está encalhado desde as 1h00 de terça-feira junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem de saúde.

O navio tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca, Marrocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+