Tempo
|
A+ / A-

Itália. Projeção não dá direita. Movimento Cinco Estrelas será o mais votado

04 mar, 2018 - 22:03

Ainda não há certezas de como será o novo Governo italiano. O Movimento Cinco Estrelas é o mais votado, mas o bloco de direita terá mais deputados se se juntar mas sem maioria. As negociações vão ser difíceis.

A+ / A-

As urnas em Itália fecharam às 22h00. Segundo projeção da agência ANSA, o partido mais votado será o Movimento Cinco Estrelas, de Luigi Di Maio, com 29% a 33% dos votos.

O segundo lugar será para o Partido Democrático, de centro-esquerda, liderado por Mateo Renzi.

O bloco de direita, Força Itália e Liga Norte, somará entre 32% e 36%,contra 22,5% a 26,5% do bloco de centro-esquerda, segundo as projeções.

Numa primeira reação, o porta-voz do Movimento Cinco Estrelas, disse que vão ser "um pilar da legislatura”.

Emanuele Fiano, deputado do Partido Democrático, de Renzi, disse ao jornal "Corriere Della Sera" que, “com estes números, vamos para a oposição, mas parece-me prematuro falar já”.

Matteo Salvini, da Liga Norte, de extrema-direita, que conseguiu o melhor resultado de sempre do partido, escreveu apenas "Obrigado" nas redes sociais.

Terão votado 73,86% dos eleitores, segundo dados do Ministério italiano do Interior.

A confirmarem-se as projeções nos resultados finais, está instalada a confusão em Itália. Os analistas apontam grandes dificuldades para a formação de um bloco com maioria absoluta para governar.

Itália tem um novo sistema eleitoral, que mistura o sistema proporcional e o sistema maioritário. Segundo alguns especialistas, a maioria é conseguida aos 40% ou aos 45%, consoante a fonte.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 mar, 2018 01:32
    tenho medo de fantasmas!

Destaques V+