Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Amar e semear – caminhada em matrimónio"

03 mar, 2018 - 22:53 • Teresa Paula Costa

Centenas de pessoas reuniram-se em Fátima para mais um encontro do Centro de Preparação para o Matrimónio.

A+ / A-

Centenas de pessoas pertencentes ao Centro de Preparação para o Matrimónio estão reunidas neste fim de semana em Fátima no 48º Encontro Peregrinação Nacional do CPM.

Subordinado ao tema “Amar e semear – caminhada em matrimónio”, o encontro aborda duas temáticas principais: os desafios da exortação apostólica Amores Laetitia e a comunicação entre os casais e os noivos.

Amor próprio, humildade e aceitação das diferenças são, para o especialista em comunicação Adelino Cunha, as palavras chave para um casamento feliz. O também docente universitário foi convidado a falar sobre a importância da comunicação no casal.

Em declarações à Renascença, defendeu a importância da “lógica de dar valor a mim mesmo, saber o valor que tenho e ter, ao mesmo tempo, a humildade para olhar para o outro e também perceber que ele tem valor.” Por outro lado, é importante perceber que o outro é “diferente, que não tem de ser igual a mim,” ou seja, “sairmos da lógica da imposição de quem eu sou para que o outro me aceite, para a compreensão do outro e, dessa forma, acabarem por gostar de estarem juntos”. Posição que o empresário definiu com a expressão “Eu gosto de ser desejado e não imposto.” Porque, disse o especialista, “quando eu tenho de ser importo a relação morreu.”

Aos casais presentes no encontro, Adelino Cunha frisou a importância do exemplo. Porque “tenho de chegar ali e ver alguém que me inspire,” ou seja, “que não me diga só o que eu tenho de fazer, mas que eu consiga perceber que o que ela me está a dizer bate certo com aquilo que eu via antes dela estar aqui e vou ver depois quando a for encontrando na vida.” Se houver essa “coerência ao longo do tempo, a credibilidade e a influência do CPM é enorme porque depois as pessoas vão falar disso.” Algo extremamente importante para as camadas mais jovens, afirmou o especialista, porque “eles conhecem muita coisa e depois ficam desgastados porque nem sempre veem (essa coerência)”.

Relativamente aos desafios pastorais que a exortação apostólica Amores Laetitia traz às equipas do CPM, o padre Sérgio Leal disse que, além do acompanhamento antes do casamento, ela foca a importância de “continuar a apoiar os casais jovens no seu percurso de fidelidade e fazer também o acompanhamento dos casais nas situações de transformação da vida, por exemplo, quando um casal se depara com a independência dos filhos.” Momentos que o sacerdote classificou como de “tensão e de crise porque os filhos deixaram a casa e os dois ficam sozinhos e têm que redescobrir um jeito novo de ser.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+