Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santuário de Fátima acolhe 1ª Peregrinação Nacional de pessoas com doença rara

03 mar, 2018 - 10:32 • Teresa Paula Costa

A iniciativa pretende mostrar que o Santuário de Fátima participa na integração dos portadores de doenças raras, através da oração, meditação. O evento também inclui um concerto.

A+ / A-

O Santuário de Fátima acolhe este sábado a 1ª Peregrinação Nacional de pessoas com doença rara, uma iniciativa que partiu da interpelação feita por uma associação de doentes com síndrome de DRAVET (um tipo raro de epilepsia) e que foi posteriormente trabalhada com as Federações FEDRA e a Aliança Portuguesa de Associações de Doenças Raras.

Segundo o Padre José Nuno, esta peregrinação é uma forma do santuário integrar aqueles que, muitas vezes, estão à margem. “Uma coisa é a doença, outra coisa é a doença rara,” explica o responsável pela organização para quem “a doença rara tem uma característica estigmatizante e exclui mais do que qualquer outra doença.” Por isso esta é “uma iniciativa de especial solicitude do santuário para com estas pessoas.”

Daí que o programa seja completamente inclusivo. “Aquilo que o santuário propõe em primeiro lugar,” revela o sacerdote, “é uma experiência de integração, por isso as pessoas quando chegarem, na manhã de sábado, participarão na missa da Basílica da Santíssima Trindade.” O que é, salienta, “intencional.” O Santuário “não quis oferecer uma celebração à parte, mas, precisamente, integrar.”

À tarde haverá dois momentos especialmente direcionados para os participantes. Um deles será um Encontro, às 14h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Será “uma experiência de oração diferente, com oração, meditação e concerto.” Uma hora mais tarde haverá, na Capelinha das Aparições, a despedida e bênção dos doentes.

O tema, “Únicos no olhar da Mãe de Jesus” reflete a mensagem que o santuário quer que os participantes recebam. De acordo com o Padre José Nuno “interessa-nos sublinhar que, aos olhos de Deus, cada um é único, mesmo aqueles que são muito parecidos porque têm uma coisa que determina muito a sua identidade, no entanto aos olhos de Deus são únicos e o olhar de Deus aqui neste lugar expressa-se através deste olhar materno que é o da mãe do Seu filho.”

A iniciativa é organizada pelo departamento de peregrinos e pela pastoral da fragilidade e do cuidado que integra o Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+