Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU admite “crimes de guerra” em Ghouta

02 mar, 2018 - 22:58

O receio é de Zeid Ra'ad al-Hussein, alto comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidas.

A+ / A-
Suspeitas de novo ataque com gás de cloro na Síria
Suspeitas de novo ataque com gás de cloro na Síria

Veja também:


O alto comissário para os Direitos Humanos da ONU diz que a violência e os assassínios na região de Ghouta oriental e em toda a Síria constituem provavelmente crimes de guerra e potencialmente crimes contra a humanidade.

"Os civis estão encurralados entre a submissão e a morte", declarou Zeid Ra'ad al-Hussein, apelando ao Conselho dos Direitos Humanos para ajudar a responsabilizar os autores de tais crimes e insistindo que eles devem saber que estão a ser elaborados processos contra eles.

Al-Hussein falava no início de um "debate urgente" no conselho, órgão que integra 47 países, a pedido do Reino Unido, sobre a situação humanitária dos cerca de 400.000 civis que se encontram na região de Ghouta oriental, o enclave rebelde nos arredores da capital síria, Damasco.

Na reunião está prevista a discussão de um projeto de resolução exigindo a aplicação da decisão aprovada no sábado pelo Conselho de Segurança da ONU, que prevê um cessar-fogo de 30 dias na Síria.

Nem a resolução das Nações Unidas nem a trégua humanitária diária de cinco horas pedida pela Rússia na segunda-feira para permitir a entrada de ajuda ou a saída de civis da região de Ghouta oriental têm sido cumpridas pelas partes.

O projeto de resolução britânico pede ainda que a comissão de inquérito internacional independente sobre a Síria "instaure urgentemente um inquérito completo e independente sobre os acontecimentos recentes em Ghouta Oriental".

Pelo menos 617 pessoas, incluindo 149 crianças, foram mortas em Ghouta oriental desde que no dia 18 as forças governamentais intensificaram os ataques na região, sitiada desde 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sirio
    03 mar, 2018 lisboa 14:23
    Quem apoia e fornece alimentação e armas aos diferentes grupos anti-Assad que por sua vez impedem saída dos civis a tiro?Grande embrulhada que vai agudizar-se com campanha presidencial na Russia.Putin publicamente assumiu em campanha o uso de armamento nuclear caso eles ou aliados sejam atacados fazendo demonstração de novas e modernas armas.O planeta está ao rubro aparentemente.Quem impossibilitou um bom relacionamento entre Trump e a Russia terão duas versões conforme os interesses-h´os arrependidos e os contentes resta saber a opinião do americano medio.

Destaques V+