Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Pinto Monteiro. “Fomos tratados principescamente em Angola. As nossas relações eram ótimas"

01 mar, 2018 - 00:00 • Marina Pimentel (Renascença) e David Dinis (Público)

Ex-Procurador fala sobre Angola, na entrevista à Renascença e ao Público.

A+ / A-

Pinto Monteiro lembra quando foi convidado para ir a Luanda. Levou Van Dunnen e Cândida Almeida. “Tem que haver fortes razões para Manuel Vicente não ser” julgado em Angola, diz. “As nossas relações eram ótimas. A partir daí desconheço”, diz Pinto Monteiro, sobre a Operação Fizz.

Falámos sobre Angola e está em curso o julgamento decorrente da Operação Fizz, um caso em que está a ser julgado um ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente. Era inevitável do seu ponto de vista toda esta tensão com o governo angolano? Faz sentido o pedido de Angola para que o caso seja julgado lá?

O que posso dizer é que fui a Angola a convite do procurador-geral. Que me fez saber que gostava que levasse uma comitiva maior. Levei as pessoas nascidas lá, a dra Francisca Van Dunnen [agora ministra da Justiça], a dra Cândida Almeida, uma funcionária superior que também nasceu lá, éramos cinco pessoas. E fomos tratados principescamente. Celebrámos um acordo, que está lá e que devia servir de exemplo para o mundo português, um acordo que foi transmitido até pela televisão. O Presidente da República de Angola, que eu nunca tinha visto, fez questão de me receber, com a assistência da dra Francisca Van Dunnen e da dra Cândida Almeida que não podiam falar, tratou-nos principescamente naqueles dias. As nossas relações eram ótimas. A partir daí desconheço. O que se passa desconheço completamente.

Há uma convenção da CPLP que é suposto regular os casos judiciais entre os dois países…E que está a ser ignorada pelo Ministério Público português. É um procedimento normal, digamos assim?

Eu não falo do que se passa hoje, que não sei. Do meu tempo, não tivemos casos desses.

Falou-nos de um acordo que celebrou lá.

Já existia um acordo, nós celebrámos um acordo também. Sei que, a certa altura foi um problema que tivemos, foi uma história também que metia um membro qualquer do Governo de Angola. Mas depois desistiram da queixa, uma coisa muito vaga. Do resto não faço ideia. O Ministério Público, isso agora é com eles. É claro que, se cometeram um crime... se a lei permite que ele seja julgado em Angola, tem que haver fortes razões para não ser - mas eu não estou a par do processo.

Há dois juízes do Tribunal da Relação de Lisboa, Rui Rangel e a mulher Fátima Galante, que estão a ser investigado por factos praticados no exercício de funções. como é que acha que a opinião pública vê a Justiça, hoje em dia, conhecendo estes casos?

Repito: para mim são inocentes até prova em contrário. Não tenho grande conhecimento com o dr Rangel. Nunca trabalhámos juntos, nunca almoçámos juntos, penso que falamos meia dúzia de vezes. Houve uma revista que publicou os "amigos de Rangel", um era eu. eu que falei seis vezes com ele. Se o Rangel, coitado, só tiver amigos como eu está mal, porque nunca, nunca almoçamos, jantámos. Para mim é inocente, se for culpado lamento intensamente. Agora, em todas as classes pode acontecer. Dizia o meu avô: se um padre se portar mal numa freguesia, todos os outros padres são abrangidos. É possível. Mas os juízes são humanos, os padres também. Salva a comparação, tudo pode pecar.

Pinto Monteiro. “Rui Rio telefonava-me a protestar contra as fugas de informação”
Pinto Monteiro. “Rui Rio telefonava-me a protestar contra as fugas de informação”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+