Tempo
|
A+ / A-

ONU. Coreia do Norte forneceu à Síria materiais para armas químicas

28 fev, 2018 - 10:27

O Governo de Bashar al-Assad comprometeu-se em 2013 a destruir todo o seu arsenal químico.

A+ / A-

A Coreia do Norte forneceu à Síria materiais que podem ser utilizados no fabrico de armas químicas, segundo um relatório de especialistas das Nações Unidas, revelado pelo jornal “The New York Times”.

O documento, que não foi tornado público e cujo conteúdo a ONU não quis confirmar, estuda possíveis violações por parte de Pyongyang das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os especialistas documentam as alegadas trocas entre a Coreia do Norte e a Síria, mas assinalam que as provas disponíveis não comprovam de forma definitiva a existência de uma cooperação entre os dois países no que diz respeito às armas químicas.

Segundo o relatório, o país asiático forneceu à Síria lajes, válvulas e termómetros, todos resistentes a ácidos, que podem ser utilizados na produção deste tipo de armamento.

Foram detetados mais de 40 envios de mercadoria de Pyongyang para Damasco entre 2012 e 2017.

O Governo sírio, dirigido por Bashar al-Assad, comprometeu-se em 2013 a destruir todo o seu arsenal químico, mas desde então tem sido acusado em várias ocasiões de utilizar substâncias proibidas com fins militares.

O documento dos especialistas da ONU, que informa o Conselho de Segurança sobre possíveis violações das sanções por parte da Coreia do Norte, assinala que em janeiro de 2017 foram intercetadas lajes resistentes a ácidos em dois barcos que partiram do país asiático com destino à Síria, segundo o jornal. Estes materiais, referem, são utilizados na construção de instalações onde se produzem armas químicas.

O jornal nova-iorquino assegura que o relatório sublinha o perigo que significa um comércio deste tipo entre a Síria e a Coreia do Norte, pois poderia facilitar a Damasco o uso de armas químicas e a Pyongyang receitas para financiar os seus programas nucleares e de mísseis.

Questionado sobre o documento, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse desconhecer o seu conteúdo nem se este será divulgado.

Os Estados Unidos, que têm acusado repetidamente a Síria de usar armas químicas e a Coreia do Norte de tentar esquivar-se às sanções internacionais, também não quiseram confirmar a informação, mas asseguraram que vai ao encontro das suas suspeitas.

“Isto é algo que preocupa os Estados Unidos há algum tempo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert.

Segundo a representante, a preocupação é que, à medida que Pyongyang se sinta “mais desesperada”, procure “formas diferentes, criativas e horríveis de procurar fazer dinheiro para financiar o seu regime criminoso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    28 fev, 2018 liboa 11:58
    Civis reféns das varias forças anti Assad e circula na net q a ajuda humanitaria exige sexo em alguns casos em troca de ajuda variada.A ser verdade o cessar fogo perante as duas razoes supra citadas será muito difícil de estabelecer poi não interessa a nenhuma das partes.
  • Ana Sara Marques da
    28 fev, 2018 Évora 11:53
    Pois, pois... a Coreia do Norte forneceu armas químicas à Síria... e eu sou o Rato Mickey! Quando não têm mais argumentos para atacar vão buscar a conversa da treta das armas químicas. Todos os países que se recusam a prestar vassalagem ao regime de Washigton são acusados de possuir armas químicas. O Iraque também tinha armazéns de armas químicas e... foi o que se viu. O regime dos EUA não tem o direito de invadir países soberanos como faz repetidamente; invadiu países dando, a essa invasão, o nome pomposo de "Primaveras Árabes", destitui quem quis dando o poder a outros que servissem os seus interesses; como Bashar al-Assad não se rendeu, o regime americano está a bombardeá-los há sete anos, matando, estropiando, destruindo. Agora vêm com a conversa da treta das armas químicas.

Destaques V+