Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE defende limpeza dos terrenos até 15 de março

27 fev, 2018 - 14:58

De visita ao Pinhal de Leiria, os deputados bloquistas defenderam a reativação dos guardas florestais e o reforço das equipas de sapadores.

A+ / A-

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defende o cumprimento da lei que determina a limpeza de terrenos até 15 de março.

De visita ao pinhal de Leiria, que foi devastado pelos incêndios do ano passado, Catarina Martins disse que o prazo estabelecido não é por acaso.

“É uma situação complicada, põe uma enorme exigência às populações e às autarquias, mas é preciso considerar isso como um objetivo do país, porque ninguém quer que se repita a desgraça e isso exige comportamentos diferentes.”

Catarina Martins recorda que a legislação que obriga à limpeza dos terrenos “já existe há muito tempo”.

“Vamos continuar a não cumprir a lei que nos protege? É altura de cumprir e há responsabilidades de toda a gente: das autarquias, dos proprietários, toda a população”, sublinhou.

A comitiva bloquista foi confrontada com a insatisfação da autarca da Marinha Grande, a socialista Cidália Ferreira, que pede “bom senso” e defende a prorrogação do prazo estipulado pelo Governo.

A autarca diz que é muito difícil ter a limpeza toda feita, até 15 de março, e aplicar coimas a pessoas que estão à espera de meios para fazer essa limpeza.

Entretanto, o Bloco de Esquerda quer reativar o Corpo de Guardas Florestais. Em declarações aos jornalistas que acompanham as jornadas parlamentares do partido, Catarina Martins defendeu também a necessidade de se chegar rapidamente às 500 equipas de sapadores florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+