Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Poluição. Tribunal federal alemão decide que cidades podem banir carros a gasóleo

27 fev, 2018 - 14:30

A decisão histórica do Tribunal Administrativo Federal da Alemanha reforça duas decisões tomadas em instâncias inferiores e pode abrir caminho para uma proibição alargada da circulação de veículos a gasóleo.

A+ / A-

Veja também:


Duas das cidades mais poluídas da Alemanha, Estugarda e Düsseldorf, vão ter direito a proibir a circulação de carros a gasóleo para diminuir os níveis de poluição.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Administrativo Federal da Alemanha, em Leipzig, e determina que “as cidades e regiões alemãs podem banir os carros mais poluentes por causa da poluição, sem necessidade de legislação federal nesse sentido”.

O decreto do tribunal federal reitera decisões tomadas anteriormente pelos tribunais de Estugarda e Düsseldorf, na sequência de um megaprocesso contra dezenas de cidades alemãs levantado por um grupo de ambientalistas.

Os ativistas argumentam que as cidades “têm o dever de reduzir a poluição do ar para proteger a saúde das pessoas” e, por isso, devem “impor restrições à circulação dos automóveis mais poluentes”.

Os ambientalistas apontam o dedo em especial aos carros a gasóleo, cujas emissões de gases poluentes são superiores às permitidas pela regulamentação germânica.


Decisões diferentes, a mesma posição federal

Em Estugarda, o tribunal decidiu em linha com os ambientalistas e decretou que proibir a circulação de veículos a gasóleo era a medida mais eficaz para melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde das populações nas áreas urbanas.

O tribunal de Düsseldorf também aceitou a reivindicação dos ambientalistas, mas determinou que as proibições à circulação deveriam ser “examinadas seriamente”.

Apesar das diferenças, as duas decisões têm o mesmo sentido e foram agora “validadas” por uma instância superior. A sentença do tribunal federal de Leipzig poderá vir a fazer jurisprudência e levar outras cidades a introduzir proibições.

Alternativas ao gasóleo

Os dados recolhidos em 70 cidades alemãs, incluindo Munique e Colónia, indicam níveis médios de dióxido de azoto acima dos limites estabelecidos pela União Europeia em 2017, de acordo com a Agência Federal do Meio Ambiente (UBA).

Face a estes dados e agora à decisão do tribunal federal – a que se junta o escândalo da fraude com as emissões dos gases poluentes – o governo alemão está já a procurar alternativas para prevenir o bloqueio da circulação dos carros a gasóleo.

A indústria automóvel alemã - parte dela envolvida em processos de fraude relativos à adulteração dos níveis de emissões dos motores a gasóleo - ainda não reagiu à decisão do tribunal de Leipzig.

Os detalhes da sentença ainda não foram divulgados, mas o setor automóvel receia uma desvalorização do “diesel” pelos consumidores – o que poderá representar o princípio do fim dos carros a gasóleo.

Volkswagen. Donos dos carros com emissões adulteradas podem receber dinheiro de volta
Volkswagen. Donos dos carros com emissões adulteradas podem receber dinheiro de volta
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+