Tempo
|
A+ / A-

Diretor-geral das prisões diz que relatório europeu não traduz realidade

27 fev, 2018 - 11:29

O diretor-geral, Celso Manata, assegura que o reforço dos guardas prisionais e a diminuição do número de presos alterou a situação nas prisões denunciada em relatório europeu. "Se o relatório fosse feito hoje, o quadro era completamente diferente", assegura.

A+ / A-

Veja também:


O diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, rejeita as acusações feitas pelo Comité a Prevenção da Tortura do Conselho da Europa.

“Posso garantir ao povo português que, se o relatório fosse feito hoje, o quadro era completamente diferente”, garante o diretor-geral, em declarações à Renascença.

O documento recolheu queixas de violência, abusos e discriminação racial nas prisões e acusa o governo português de tratamento desumano para com os detidos.

O relatório foi elaborado com base nos dados recolhidos em visitas às prisões feitas em 2016. Dois anos depois, Celso Manata assegura que as condições nos estabelecimentos prisionais são diferentes.

“A situação mudou, porque, em 2016, tínhamos 1.200 presos no Estabelecimento Prisional de Lisboa e agora temos 990”, argumenta o diretor-geral.

“Esta diferença do número de presos, obviamente, ajuda bastante os guardas prisionais, que têm menos serviço do que tinham em 2016. Por outro lado, o novo horário de trabalho, ao contrário do que as pessoas querem fazer crer, vem colocar mais guardas durante o dia e menos guardas à noite, porque, à noite, os presos estão a dormir”, sublinha.

Celso Manata adianta que as mudanças positivas foram reconhecidas nas prisões: “Todos os chefes dos estabelecimentos prisionais onde o horário de trabalho foi implementado reconheceram, por escrito, que, realmente, têm mais guardas durante o dia.”

Cenário de sub-lotação

O diretor-geral dos Serviços Prisionais considera que, além das mudanças no horário dos guardas, a taxa de ocupação das cadeias também diminuiu nos últimos dois anos, devido a uma alteração na lei.

“Neste momento, se tirarmos os indivíduos que estão presos por prisão por dias livres, que é uma pena que terminou em Portugal e, portanto, eles vão sair, nós já estamos em sub-lotação”, explica Celso Manata.

O esforço para reduzir o número de detidos nas prisões não foi apenas dos serviços prisionais, destacou. Foi também “feito pelos tribunais” e “quer a nível central, quer a nível local”.

Celso Manata defende que “houve aqui um grande trabalho que é preciso reconhecer” para melhorar as condições nas prisões portuguesas e não tem dúvidas: se o relatório tivesse sido feito hoje, as conclusões seriam outras.

“Posso garantir ao povo português que, se o relatório fosse feito hoje, o quadro era completamente diferente”, reafirma.

Prisões portuguesas são das mais cheias da Europa
Prisões portuguesas são das mais cheias da Europa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário
    28 fev, 2018 Lisboa 08:35
    E continua a mentir. Continua a atirar areia para os olhos das pessoas. So quer e fazer inaugurações e ter placas a dizer que tal sitio foi inaugurado por sua excelência celso manata. Mentiroso! Diz que vai ser fechada a prisao de Lisboa mas esta a gastar centenas de milhares de euros na construção num edificio de sexo para os presos. Vergonhoso! E preciso lembrar que da primeira vez que este senhor ocupou o poleiro que ocupa agora. Demitiu se e fugiu para nao ser investigado pelo desvio de dinheiro na construção da prisão da carregueira. So nao é demitido porque a sua loja maçonica domina o governo.

Destaques V+