Tempo
|
A+ / A-

Carros vão passar a ter alcoolímetros e limitadores automáticos de velocidade

27 fev, 2018 - 09:00

“Estas medidas poderão ser tão importantes para salvar vidas como o cinto de segurança”, diz o diretor do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes.

A+ / A-

A partir de maio, todos os carros novos deverão vir equipados com limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e “caixas negras”.

A informação é avançada esta terça-feira pelo “Correio da Manhã”, que noticia a medida divulgada no início da semana pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC, na sigla em inglês).

O objetivo é diminuir a sinistralidade rodoviária e, sobretudo, o número de mortes de crianças nas estradas.

Através de uma câmara ligada ao sistema informático do veículo, os novos equipamentos farão uma leitura dos sinais de trânsito. Sempre que o condutor exceder o limite de velocidade permitido no local, o carro bloqueia a potência disponível e abranda.

Este tipo de tecnologia não é novo e está disponível em alguns dos veículos mais recentes, mas o ETSC pretende que passe a ser aplicada a todos os carros novos.

“Espera-se que a Comissão Europeia anuncie uma atualização dos regulamentos de segurança a 2 de maio”, refere o diretor do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, para quem estas medidas “poderão ser tão importantes para salvar vidas como o cinto de segurança”.

Na opinião de Antonio Avenoso, “a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional”.

Na maioria dos Estados-membros da União Europeia, o limite de velocidade na autoestrada é entre os 110 e os 130km/h, mas na Alemanha não existe propriamente um limite, ainda que sejam recomendados os 130 km/h.

Dentro das localidades, a maior parte opta pelo limite dos 50 km/h, mas fora já varia entre os 80 e os 110 km/h.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    02 mar, 2018 Matosinhos 12:35
    Não esqueçer do "Drogometro"!!!...
  • André
    28 fev, 2018 Lisboa 12:56
    Em 4 estados americanos qualquer carro que não tenha o limitador de velocidade activo a 120 milhas (cerca de 160kmh), paga uma multa igual á de excesso de velocidade. Desde que essas leis estão em vigor, o número de vítimas rodoviárias desceu 65%. Aumentaram foi os atropelamentos dentro das cidades...
  • Schumy
    28 fev, 2018 Lisboa 03:20
    O comentário do cidadão "para reflectir" é absurdo e conivente com as mortes no trânsito. Basta ver que ele sabe o que é certo e errado, pois se o comportamento do cidadão comum é errado, não pode ser levado em consideração e até tem de ser punido. O resto são balelas e teorias da conspiração.
  • Para refletir...
    27 fev, 2018 Almada 12:57
    Mas a UE está preocupada com as pessoas! Isto é mais um "atirar areia para os nossos olhos". Se está preocupada com as pessoas, que se preocupe mais com o comportamento errado de alguns poderes que funcionam na opacidade e menos com o comportamento errado do cidadão comum. Há poderes que não respondem perante ninguém e onde parece que tudo o que fazem (certo ou errado) é normal, Chega de manipulação!

Destaques V+