Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bombeiros respondem aos autarcas: “A nossa função não é limpar florestas”

26 fev, 2018 - 13:42

Bombeiros dizem que não têm vocação, meios ou tempo para ajudar as câmaras a limpar mato. “Estamos ocupadíssimos. Não se esqueçam que está a haver 280 incêndios por dia”, afirma Jaime Marta Soares.

A+ / A-

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, responde negativamente ao repto lançado pelas autarquias, que admitem chamar os bombeiros para limpar as florestas.

Em declarações à Renascença, Jaime Marta Soares diz que percebe a situação em que o Governo colocou as autarquias e compreende que elas não estão preparadas, mas avisa que os bombeiros não têm disponibilidade.

“Não conseguiram fazer em 40 anos o que querem que se faça agora em quatro meses. Isto é uma coisa absolutamente insólita e surrealista", declara.

Marta Soares sublinha que a função dos bombeiros é prestar o socorro e não limpar as florestas. Os bombeiro nem sequer têm equipamentos para fazer essa limpeza: “Quanto a chamar bombeiros a esta função, lamento ter que dizer que não é possível, até porque os bombeiros já estão ocupadíssimos. Não se esqueçam que está a haver 280 incêndios por dia.”

“Os bombeiros estão altamente empenhados na sua função e a sua função não é limpar florestas. A nossa grande função é de socorro imediato, na emergência, não se podem dispersar em circunstância alguma, até porque não têm capacidade, estrutura, equipamentos para fazer a limpeza das florestas”, sustenta Jaime Marta Soares.

A Liga dos Bombeiros recusa o pedido deixado esta segunda-feira na Renascença pelo presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Manuel Machado disse que as câmaras tinham de recorrer aos bombeiros voluntários e sapadores para a limpeza das florestas, uma vez que as autarquias não têm mão de obra nem maquinaria para o fazer.

Na sequência dos grandes incêndios do ano passado, o Governo definiu como 15 de março como prazo máximo para a limpeza das florestas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • filipe
    26 fev, 2018 lisboa 14:47
    Pois a limpeza pode ser feita mecanicamente ou através de queimadas controladas, aqui os bombeiros tem q estar presentes..Este plano deveria ter as prioridades q tem casas e aldeias e a limpeza de estradas e outras seria resolvida com uma boa operacionalidade nas evacuações .Haja competência.Quem quer limpar a floresta que temos e que foi uma grande parte implantada pelos diferentes governos é de uma utopia irracional.Fiz viagem Lisboa -Verin( Espanha) e as bermas da responsabilidade do estado ou auto estradas não estão limpas em mts sítios inclusive na zona da A7 que dá acesso a Celorico de Bastos ,terra dos avoengos do Presidente da Republica.Este tipo de limpezas levará o estado e os proprietários á falência,portanto benvindos os fogos caso contrário teremos nova bancarrota.A lei deveria existir sem coimas transformando-se numa norma de conduta apelativa etc.Isto sim seria governar para o povo com o povo e não sacar o mesmo.Assim como praticamente os golpes de regime deixaram de ser militares e passaram a parlamentares parece que a coletivização das terras deixou ser por ocupação e passou a ser por via fiscal.
  • DR XICO
    26 fev, 2018 LISBOA 14:11
    Pois o presidente dos bombeiros Jaime M. Soares não convêm muito acabar com o negócio do filho ??? Muito mal representados estão os Bombeiros em Portugal escolheram um arruaceiro que vide de expedientes, um saltibanco mal- criado sem noção das responsabilidades que o cargo obriga. até já mandou calar o 1º ministro e PR

Destaques V+