Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cessar-fogo na Síria não acaba com bombardeamentos em Goutha

25 fev, 2018 - 10:12

As tréguas foram acordadas pela ONU, mas não incluem algumas áreas daquela zona de Damasco.

A+ / A-
Síria. O que se passa em Ghouta, onde morrem centenas de pessoas e a ajuda não chega?
Síria. O que se passa em Ghouta, onde morrem centenas de pessoas e a ajuda não chega?

Continuam os confrontos em Ghouta, na zona leste de Damasco, a capital da Síria. Isto, depois de acordado um cessar-fogo, a vigorar durante um mês, no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A notícia dos bombardeamentos vem do Irão, via agência Reuters, mas é também avançada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (uma organização não-governamental) e outras fontes noticiosas, segundo os quais, neste domingo de manhã, houve dois bombardeamentos na localidade de Al-Shifunia, além de mísseis lançados sobre Harasta, Kafr Badna e Yisrín.

O acordo alcançado no sábado à tarde em Nova Iorque não prevê o cessar-fogo para algumas zonas de Ghouta, controladas pela Frente Al-Nusra – um grupo radical sunita que pretende fundar um estado islâmico. Aí, por isso, prosseguem as ações militares.

“Assinaremos a resolução sobre o cessar-fogo e a Síria também. Partes dos subúrbios de Damasco, detidas pelos terroristas, não estão abrangidas pelo acordo, pelo que as operações de limpeza continuarão aí”, anuncia este domingo a agência iraniana Tasnim, citando o chefe militar iraniano General Mohammad Baqeri.

O regime sírio garante que as tréguas serão respeitadas nas zonas acordadas. Resta, contudo, discutir como vão ser aplicadas e é por isso que, este domingo, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão conversar com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Macron e Merkel querem garantir que a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU seja cumprida e exigem garantias de segurança para os comboios humanitários.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+