Tempo
|
A+ / A-

ONU aprova cessar-fogo de 30 dias na Síria

24 fev, 2018 - 19:31

Não é ainda claro quando se vai iniciar o cessar-fogo acordado este sábado.

A+ / A-
Síria. O que se passa em Ghouta, onde morrem centenas de pessoas e a ajuda não chega?
Síria. O que se passa em Ghouta, onde morrem centenas de pessoas e a ajuda não chega?

O conselho de segurança das Nações adotou uma resolução exigindo uma trégua de 30 dias na Síria.

A ideia da resolução, apresentada por Kuwait e Suécia, é que seja possível permitir a evacuação de doentes e feridos e a entrada de bens na zona de Ghouta, que tem sido alvo de bombardeamentos na última semana por, alegadamente, ser o último bastião rebelde no país.

O número de vítimas mortais civis já ultrapassa as 500 só contabilizando as vítimas da última semana.

As negociações entre os 15 países membros do conselho de segurança já duravam há vários dias. A votação da resolução acabou por ser adiada de sexta para este sábado.

Os Estados Unidos querem que o cessar-fogo se inicie de imediato, mas não é ainda claro quando será o minuto zero. A Rússia é acusada de ter tentado atrasar as negociações.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já tinha apelado ao fim imediato dos bombardeamentos.

O enclave rebelde, onde vivem cerca de 400 mil pessoas, está sitiado pelas forças do regime sírio de Bashar al-Assad desde 2013 e enfrenta uma grave crise humanitária.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+