Tempo
|
A+ / A-

Em Nome da Lei

Não aceitem animais em cafés e restaurantes, pede AHRESP

24 fev, 2018 - 13:12

Na opinião da associação que representa a hotelaria, a restauração e similares, na dúvida o melhor é recusar.

A+ / A-
Animais nos restaurantes. Sensatez ou perigo para a saúde pública?
Animais nos restaurantes. Sensatez ou perigo para a saúde pública?

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a recomendar a cafés e restaurantes que não aceitem a presença de animais de companhia nos seus espaços.

O diploma que possibilita a permanência de animais em estabelecimentos comerciais, desde que previamente autorizado pelos proprietários dos espaços, já foi aprovado no Parlamento e deverá entrar em vigor no final de maio.

A lei está ainda no Palácio de Belém para ser promulgada pelo Presidente da República, mas já mexe com os vários setores da sociedade e foi o tema em debate no programa Em Nome da Lei deste sábado.

Filomena Diegues, do gabinete jurídico da AHRESP, explica que uma das dúvidas reside na falta de restrições às espécies que podem ser admitidas.

Já André Silva, o deputado do PAN que esteve na origem de todo este processo, diz confiar no bom senso e garante que há exceções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • XPTO
    08 mar, 2018 Aveiro 03:24
    A única minoria a que esta lei serve em primeira instancia é à Elite civilizacional (nao confundir com elite politica ou económica) que sempre arrastou e continua a arrastar as massas ao progresso. Ha assuntos que ha 200 anos eram debatidos da mesma forma, com o mesmo sentido lógico e gozados pela grande massa social, alienada de uma nova realidade, que acabou por mudar arrastada por uma elite intelectual que é capaz de sintetizar conceitos pela sua substancia e inumeras variaveis e nao apenas por um rotulo conceptual como muitas pessoas gostam de colocar nos animais. O comportamento de um cão pode oscilar entre o péssimo e o exemplar, assim como nós humanos. Por essa mesma razão, temos prisões, pois se ser humano fosse sinonimo de ser civilizacionalmente mais apto para viver em sociedade nao necessitariamos das mesmas. Ou seja o que define se um cão é ou nao apto para estar num local, nao é a sua especie mas o seu código comportamental, que é desenvolvido na sua educação assim como nos humanos. A infantilização da sociedade não é torna-la mais evoluida mas sim achar que deve ser rude e primitiva como já vem do inicio dos tempos. Quem acha que nao deve mudar, nao o acha porque tem um argumento válido, mas sim porque nunca concentrou a sua vida na evolução pessoal, mas sim profissional e social, pois estas alimentam um beneficio competitivo e egoista. Estes movimentos promovem um beneficio geral, assim que haja uma nivelação das massas de amanhã para com a elite de hoje.
  • Manuel Alves
    02 mar, 2018 Fig Foz 03:53
    Num país como a China, onde é normal as pessoas comerem carne de cadáveres de cães, seria trágico-cómico levar um cão de companhia ao restaurante! Em Portugal apenas é considerado normal comer carne de cadáver de animais não domésticos (á excepção de seres humanos ) e apenas é defendido pela A. R. o terrorismo público sobre os touros e os pombos, por isso ninguém põebem causa que uma pessoa se sente numa esplanada de um café ou restaurante, acompanhado do seu cão. No interior do restaurante ou café, tal situação, mesmo que autorizada pelo estabelecimento, pode gerar controvérsia nos clientes , pois podem sentir-se mal ao olhar para o animal vivo, enquanto mastigam carne de cadáver de outros animais!
  • Vasco
    26 fev, 2018 Santarém 23:30
    Tenho dois cães e dois gatos que vivem livremente no espaço do meu quintal até porque à partida se fosse habitante de apartamento não teria a coragem de submeter um animal a prisão dentro do mesmo conforme muitos (defensores dos animais) fazem por aí, também não me sinto no dever de entrar num restaurante aberto a outros animais que não sejam humanos embora alguns pouco possam merecer tal designação o certo é que melhor seria entendido irem estes comer ao canil onde certamente melhor se sentiriam integrados.
  • Vera
    26 fev, 2018 Palmela 23:05
    Eu gosto de animais! não gosto que os tratem mal, mas não exageremos! senão qualquer dia eles ocupam o 1º lugar da fila, ou seja, mandam em nós! ficam exigentes! se calhar até já acontece, que em certos sítios quem manda é o dog! e depois há acidentes imprevistos, com crianças... porque, eles percebem-nos! só não falam, mas entendem tudinho e até nos lêem o pensamento! um cão, fixa os nossos olhos e sabe se estamos felizes, se estamos tristes, se gostamos dele... Eu fui criada numa casa, onde havia um cão grande, no quintal! brincava perto dele! por isso conheço... Então vamos por partes, um cachorro não pode comer certos alimentos, que nós comemos, porque lhe faz mal! mas ele pode gostar e não querer saber, se faz mal! assim sendo, se lhe negarem o que ele quer, ele enerva-se e morde! seja o dono ou outra pessoa que esteja no restaurante, a comer o que lhe cheira e lhe negam! Esta lei não serve nem o dono do restaurante, nem o dono do cão, nem o próprio animal, nem as pessoas que estão presentes, no dito restaurante! resumindo: é perigoso! Eu já vi num jardim, um cão de volta duma criança pequenina e roubar-lhe o bolo, que ela estava a comer... se fosse criança mais crescida, que lhe batesse, não sei... Os cães, como são os que vivem mais perto do homem, já devem ter percebido, que os homem estão a ficar pouco inteligentes! É preciso tratar bem o cão, mas medir distâncias! e os cães de raça perigosa, não devem viver em apartamentos! só em moradias com quintais bem vedados.
  • politicosdatreta
    26 fev, 2018 dequalquerlado 17:03
    Só me resta concordar com todos os comentários. Já não consigo acrescentar mais. Ao menos que haja bom senso como que comentou aqui. Realmente é uma tristeza e frustração com esta classe politica.
  • João Lopes
    26 fev, 2018 Viseu 12:45
    Seria grosseiro que os direitos dos animais se sobrepusessem aos direitos das seres humanos! As associações animalistas, dispensam mais atenção e cuidados aos animais irracionais do que a seres humanos. Haverá alguma associação animalista que sejam contra o aborto, o infanticídio e a eutanásia? São associações desumanas. Mona Charen disse bem: «devemos tratar os outros animais com humanidade, não porque eles sejam humanos, mas porque nós somos humanos».
  • sarna
    25 fev, 2018 Lisboa 14:43
    Quero saber quem irá a um restaurante comer com animais de varias especies espalhados pelo mesmo.Istoa de legislar na casa dos outros tem sido corrente neste governo,restringindo as liberdades individuais e posse de propriedade privada.O sonho é a coletivização da economia,bens e tornar o individuo uma coisa do estado.Devagarinho o caminho está sendo feito.
  • André Souza
    24 fev, 2018 vila pouca de aguiar 22:50
    Os senhores deputado vão levar os animais de estimação até à cantina vi do Parlamento?
  • André Souza
    24 fev, 2018 Vila Pouca de Aguiar 15:38
    Incrível, o veterinário só pode ser do PAN. Incrível que meia dúzia de animais racionais ocupem o tempo parlamentar a desenhar uma lei só por eles entendida e na teoria conseguem pô-la em prática!! É obra que os outros animais na mesma casa da democracia, por medo a perder votos! votam por unanimidade!!! Estamos habituados que o Bloco, os 3 Verdes os Comunas e os pim PAN pum tentem fabricar todas as leis " apelando-as " em defesa das minorias, não tenham muito mais para mostrar. Na aldeia tive sempre cães e gatos e outros animais, cada macaco no seu galho!!

Destaques V+