Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde. Concurso para médicos especialistas já para a semana

23 fev, 2018 - 11:12

Adalberto Campos Fernandes sente-se "mais ministro que nunca" e nega estar cativo das Finanças

A+ / A-

É já para semana que vai ser publicado o despacho para o concurso de médicos especialistas. A garantia foi deixada pelo ministro da Saúde no parlamento, depois de ter justificado o atraso com a falta de assinatura do ministro das Finanças.

Questionado pelo PSD sobre a falta de colocação de 700 médicos recém-especialistas, que na quinta-feira entregaram uma carta aberta no parlamento a apelar para a sua colocação nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministro da Saúde referiu que o despacho será publicado na próxima semana, em "Diário da República".

Adalberto Campos Fernandes aproveitou ainda para afastar a ideia de qualquer foco de tensão no Governo.

A deputada Galriça Neto (CDS) acusou o ministro da Saúde de estar "cativo do ministro das Finanças", ao que o governante retorquiu afirmando que se sente hoje "mais ministro do que nunca", insistindo na coesão do Governo.

O diálogo aconteceu durante a sessão plenária sobre Saúde que decorre, esta quinta-feira, na Assembleia da República, onde Adalberto Campos Fernandes tem sido 'bombardeado' com perguntas dos deputados da oposição, mas também do BE e do PCP, sobre a carência de profissionais que atinge o setor.

Os novos protestos dos profissionais - como a greve dos enfermeiros, anunciada na quinta-feira -, assim como o atraso na publicação do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais têm dominado o debate, questões às quais o ministro da Saúde tem respondido com as medidas tomadas pelo Governo, nomeadamente a contratação de mais 7.500 profissionais.

Para Galriça Neto, Adalberto Campos Fernandes traça "um retrato cor de rosa da realidade".

"Seja ministro agora", apelou a deputada, questionado o ministro sobre o desbloqueamento de 500 milhões de euros para o pagamento das dívidas dos hospitais, que já deviam ter seguido para as unidades de saúde."O senhor está cativo do ministro das Finanças. Não se esconda atrás do ministro das Finanças", referiu.

Adalberto Campos Fernandes negou a existência de qualquer divergência, afirmando: "Nunca houve um governo tão coeso como este".

"Quem está aqui hoje é o ministro da Saúde e, perante o parlamento, assume as suas responsabilidades. Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público", declarou.

Além das medidas implementadas pelo Governo, o governante reiterou a intenção do executivo de proporcionar um médico de família a todos os portugueses, até ao final da legislatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    23 fev, 2018 Viseu 15:10
    Os portugueses esperam desesperadamente por uma consulta, uma cirurgia, um exame de diagnóstico. E as dívidas enormes do Governo social comunista às empresas farmacêuticas? A «austeridade, essa malvada», afinal não desapareceu e está mais dolorosa. E os comunistas do Bloco e do PCP vergonhosamente calados…

Destaques V+