Tempo
|
A+ / A-

Investigação Renascença

Estado paga proteção a testemunha que voltou à zona onde todos o conhecem

23 fev, 2018 - 07:07 • Marina Pimentel

Programa de proteção visa proteger testemunhas e familiares que corram perigo de vida por ajudarem a Justiça, em casos de alta criminalidade.

A+ / A-

Porque razão paga o Estado a proteção de alguém que voluntariamente se coloca a si e à sua família em risco, quando a lei prevê que possam ser impostas regras de comportamento ao beneficiário do programa de segurança? A investigação da Renascença descobriu a história de um homem que esteve ligado a um grupo acusado de extorsão, tráfico de droga e ofensas corporais, que atuava na noite de Lisboa, mas como colaborou com a justiça foi incluído no programa de proteção de testemunhas. Tem uma nova identidade, escolta policial constante, mas pouco faz para não dar nas vistas.

Inicialmente foi para o Brasil, com uma nova identidade, mas deu-se mal por lá e regressou a Portugal ao fim de um ano. Chegou e decidiu abrir um restaurante, exatamente na zona onde nasceu e onde toda a gente o conhece.

No estabelecimento comercial, lida diretamente com o público e é tratado ora pelo nome com que foi batizado ora pela nova identidade que lhe foi atribuída pelo programa de segurança.

A situação mantém-se há 10 anos. No restaurante, estão todos os dias, pelo menos, dois polícias à paisana, durante todo o período de abertura do estabelecimento. A família beneficia também de guarda policial.

O restaurante é muito comentado nas redes sociais por causa de reclamações ao serviço. Essas reclamações já têm acabado com a intervenção dos agentes da PSP à paisana, que assim acabam, na prática, por funcionar como seguranças do estabelecimento.

O proprietário, alvo do programa de proteção, não se esforça por passar despercebido. Recentemente, fez obras ilegais no parque de estacionamento do restaurante, já contestadas pelos serviços da câmara. Também já foi objeto de uma reportagem, de promoção à ementa do restaurante, que passou num programa de televisão grande audiência.

As medidas de segurança e proteção de que é alvo são, periodicamente, avaliadas pela Comissão de Programas Especiais de Segurança.

Questionada pela Renascença, a comissão não comenta casos concretos, por razões de confidencialidade.

O programa de proteção de testemunhas procura garantir que pessoas que colaboraram com a justiça na denuncia de crimes graves não são alvo de represálias. Só podem beneficiar testemunhas de crimes que sejam puníveis com penas de cadeia superiores a oito anos e em relação aos quais haja uma prova de perigo, quer para o próprio quer para a família.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    27 fev, 2018 évora 00:38
    Tudo uma treta ! Nos órgãos de polícia criminal , arguidos e testemunhas são esmurrados todos os dias em Portugal por polícias bêbados , drogados e dementes . Basta ler o relatório publicados no dia 27/02/2018 . Cometem-se mais atrocidades e terrorismo contra os direitos humanos do que no tempo da PIDE/DGS !

Destaques V+