Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CTT. ​Trabalhadores em greve fazem protesto contra fecho de postos

23 fev, 2018 - 06:46

Atenção aos condicionamento de trânsito. O desfile parte do Marquês de Pombal em direção à residência oficial do primeiro-ministro.

A+ / A-

Os trabalhadores dos CTT - Correios de Portugal estão esta sexta-feira em greve e manifestam-se em Lisboa contra a redução de pessoal e o encerramento de postos de atendimento em todo o país.

De acordo com os sindicatos do sector são esperadas entre três a quatro mil pessoas no protesto agendado para as 14h30. O desfile parte do Marquês de Pombal em direção à residência oficial do primeiro-ministro.

"Vai envolver os trabalhadores, populações organizadas em comissões de utentes, algumas juntas, algumas camâras municipais para pressionar o Governo a reverter a privatização dos CTT", diz à Renascença o presidente do Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações, Vítor Narciso.

A adesão à greve no turno da noite dos Centros de Tratamento e Transportes de Lisboa e Porto foi de 70,63%, tendo ultrapassado as expectativas, segundo os sindicatos que promoveram a paralisação.

Em dezembro passado, os CTT divulgaram um Plano de Transformação Operacional, que previa a redução de cerca de 800 trabalhadores na área das operações ao longo de três anos, em consequência do tráfego do correio, de um total de 6.700, dos quais 6.200 efetivos e perto de 500 contratados a termo.

A lista inicial de postos a encerrar contemplava 22 locais mas já vai em 40, garante o sindicalista, que diz ainda que pode ultrapassar os 60 encerramentos nos próximos meses. Em seu lugar aparecem os postos, assegurados por juntas de freguesia ou lojas, como papelarias e mercearias que prestam alguns serviços postais: recebem e entregam cartas, avisos, encomendas, vales e consequentemente, também pagam as reformas de muitos pensionistas que ainda não aderiram à solução bancária.

No final de setembro do ano passado, o grupo CTT contava com 12.843 trabalhadores, enquanto no final de dezembro de 2013 - altura em que a empresa foi privatizada, entrando em bolsa - contabilizava 12.383, ou seja, mais 3,7% (mais 460 trabalhadores em quatro anos).

O plano de reestruturação dos CTT previa também um corte de 25% na remuneração fixa do presidente do Conselho de Administração e do presidente executivo, além da otimização da implantação da rede de lojas, através da conversão de lojas em postos de correio ou do fecho de lojas com pouca procura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 23 fev, 2018 aldeia 09:40
    Os serviços dos ctt,estão cada vez piores,cartas atrasadas,encomendas muito demoradas,mau atendimento,etc....estou farto de fazer reclamações.
  • Lourdes
    23 fev, 2018 UK 07:23
    Ora essa! Os politicos em Portugal são ainda mais "puppets" do que em qualquer outro País Europeu. E se os Portugueses no estrangeiro decidirem não mais enviar dinheiro para Portugal? Porque não vamos nós para a greve também?

Destaques V+