Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil diz que pedido de anulação da nacionalidade de Schmdit não afronta autoridade de Portugal

23 fev, 2018 - 01:12

Raul Schimidt esteve detido em Portugal e é alvo de um pedido de extradição para o Brasil.

A+ / A-

A Advocacia-Geral da União (AGU) do Brasil considera que o pedido de anulação da nacionalidade portuguesa ao empresário Raul Schmidt, acusado em processos da operação Lava Jato, "de forma alguma representa uma afronta às autoridades de Portugal".

Em nota enviada à agência Lusa, este órgão judicial ligado ao Governo brasileiro acrescenta que o pedido de anulação da nacionalidade a Raul Schmidt, que esteve detido em Portugal e é alvo de um pedido de extradição para o Brasil, é uma "ação autónoma, com total respeito das leis e instituições portuguesas".

Este esclarecimento da AGU surge na sequência de uma notícia da Lusa na qual o advogado Alexandre Mota Pinto, que representa Schmidt em Portugal, disse que o pedido de retirada de nacionalidade portuguesa a Raul Schmidt seria "uma tentativa de uma entidade estrangeira de pressionar instituições soberanas de outro Estado".

Raul Schmidt é acusado de intermediar o pagamento de "luvas" a ex-diretores da Petrobras no âmbito dos casos de corrupção investigados pela Lava Jato, sendo também alvo de um processo de extradição movido pelas autoridades judiciárias brasileiras junto do Governo de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+