Tempo
|
A+ / A-

Serras transmontanas com videovigilância contra incêndios

22 fev, 2018 - 12:46 • Olímpia Mairos

É um projeto-piloto que vai ser instalado nas serras de Bornes, Nogueira e Figueira e que pode ser replicado noutras áreas florestais da região.

A+ / A-

As serras de Bornes, Nogueira e Figueira, no distrito de Bragança, vão ter um sistema de videovigilância para controlo e prevenção dos incêndios florestais. Trata-se de um projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes, que prevê a instalação de "câmaras 360" .

O objetivo é reforçar a “vigilância florestal nestas áreas, contribuindo para prevenir e detetar incêndios florestais”, explica o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes.

Este sistema é também entendido como uma “ferramenta de grande utilidade no campo da gestão do combate a incêndios florestais, uma vez que permite o acesso a imagens em tempo real”.

“Uma forma de monitorizar e acompanhar remotamente estas grandes áreas florestais, contribuindo para otimizar recursos e melhorar respostas no campo da prevenção e combate aos fogos florestais”, realça o autarca Artur Nunes.

As torres de videovigilância vão ser instaladas em locais estratégicos para cobrir as zonas a proteger. Nas serras de Bornes e Figueira, as câmaras vão ser instaladas em postos de vigia pertencentes à Rede Nacional de Postos de Vigia, e na serra da Nogueira, a câmara de videovigilância será instalada na torre, pertencente à Confraria da Nossa Senhora da Serra.

O sistema vai ser ligado a um Centro de Gestão e Controlo, a instalar no Comando Distrital de Operações e Socorro de Bragança. Também no Comando Territorial da GNR de Bragança será instalado um sistema de acesso remoto, permitindo a visualização das imagens recolhidas pelas câmaras de videovigilância.

Para já, são contempladas três serras, mas espera-se que, no futuro, a videovigilância seja alargada a outras áreas do território transmontano.

A serra de Bornes situa-se nos concelhos de Macedo de cavaleiros e Alfândega da Fé, a serra da Nogueira nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais e a serra da Figueira fica no concelho de Mogadouro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+