Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa aos jovens: não se tornem "fake" à procura dos "like"

22 fev, 2018 - 12:12 • Aura Miguel

É preciso “dar um nome aos vossos medos”, disse Francisco na mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude.

A+ / A-

O Papa desafia os jovens a superar a obsessão dos ‘like’ nas redes sociais e a desafiarem os seus medos, com esperança no futuro. A mensagem para o dia mundial da juventude foi divulgada, esta quinta-feira, pelo Vaticano.

Francisco não quer que os jovens se fechem, paralisados pelos seus medos, nem se barriquem, lamentado “que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão de uma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo é a do computador e do smartphone”.

Por isso, desafia-os “a olhar para dentro de si próprios” e a terem a coragem de “dar um nome” aos seus “medos de fundo”.

Nomeadamente, o medo de não ser amado, criando uma imagem falsa, para se adequarem aos padrões da moda, por exemplo, através de “contínuos «foto-shops»”, retoques de si próprios, “escondendo-se atrás de máscaras e identidades falsas, até se tornarem eles mesmos um «fake». E ainda com “a obsessão de receber o maior número de “likes”.

As consequências disto – escreve o Papa – são a insegurança, o desajustamento e o medo. Daí o convite de Francisco: “Não tenhais medo de olhar, honestamente, para os vossos medos, reconhecê-los pelo que são e enfrentá-los”, com a ajuda do discernimento da Igreja e no diálogo com os vossos irmãos e irmãs na fé.

A 33.ª Jornada Mundial da Juventude vai ser celebrada em 2018 a nível diocesano, no Domingo de Ramos (25 de março).

O próximo encontro mundial de jovens vai realizar-se entre 22 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    23 fev, 2018 Palmela 11:31
    "Nomeadamente, o medo de não ser amado, criando uma imagem falsa, para se adequarem aos padrões da moda, por exemplo, através de “contínuos «foto-shops»”, retoques de si próprios, “escondendo-se atrás de máscaras e identidades falsas, até se tornarem eles mesmos um «fake». E ainda com “a obsessão de receber o maior número de “likes”." "As consequências disto – escreve o Papa – são a insegurança, o desajustamento e o medo. " Os "fakes" e os "likes", é isso mesmo! mas os jovens sem medo, aqueles que lutaram para não se tornarem falsos, viveram nos anos 60! Ser jovem, nunca foi tarefa fácil! nem com fascismo, nem com Liberdade, nem com coisa nenhuma! faz parte de uma educação limitada, hereditária! A minha avó, parecia um general e não havia, ai nem ui! hoje se os idosos piam muito, vão para um lar, para ficarem de bico calado! Nas escolas, os professores são quase da idade dos alunos, também se aprende pouco! Há um velho ditado, que diz: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra". Quem governa, tem que ter uma 'Bitola'... e prestar atenção, que 'os jovens, são o presente e o futuro de um país'.
  • 22 fev, 2018 palmela 13:06
    Presentes envenenados os jovens nao precisam!

Destaques V+