Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Senhor Dr. médico". Bastonário não quer confusões com outras formações académicas

21 fev, 2018 - 11:45

Miguel Guimarães esteve na Manhã da Renascença para falar da insatisfação da classe com a tutela. Bastonário admite avançar para um protesto em moldes a definir.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defende que a palavra “médico” deve fazer parte da identificação dos profissionais do setor.

“Independentemente de usarem o título académico, que é o ‘doutor.’, têm que usar o seu título profissional. É uma matéria que eu vou discutir internamente”, anunciou Miguel Guimarães, na Renascença.

Questionado sobre se os utentes deveriam começar a tratar os médicos por “senhor médico”, Miguel Guimarães esclareceu que não, que “as pessoas têm de ser tratadas sempre pelo seu nome, mas, em termos de identificação, é importante que apareça sempre a palavra 'médico'”.

Apesar de também ter uma carga de ironia, como reconhece, exigência prende-se com a criação de uma licenciatura para a chamada medicina tradicional chinesa, que já mereceu a oposição da Ordem.

“É um bocado de ironia e um bocado de proposta. Nos EUA, os médicos são tratados por MD: ‘medical doctor’. Esta expressão aqui não se poderia adotar, mas a verdade é que hoje os licenciados são muitos, são cada vez mais – como se vê, criam-se licenciaturas de uma forma absolutamente espantosa – de maneira que os médicos, para serem devidamente identificados no seu local de trabalho, nomeadamente devem ser tratados por médicos também”, sustenta.

Na mesma entrevista, Miguel Guimarães falou também sobre a abertura de concursos para recém-licenciados. Esta quarta-feira, é aberto o concurso para a entrada de 110 médicos de medicina geral e familiar no Serviço Nacional de Saúde. À espera continuam cerca de 700 recém-especialistas, alguns há quase um ano.

“Esta situação, de facto, é vergonhosa em termos nacionais, existirem médicos jovens, especialistas, formados no nosso país, em que o país investiu imenso e que depois não se contratam e, portanto, abre-se-lhes a porta para saírem do Serviço Nacional de Saúde, irem trabalhar para o estrangeiro ou fixarem-se apenas no sector privado”, argumenta.

Como não concorda “decididamente” com “esta política que o ministro da Saúde está a seguir”, o bastonário admite avançar para um protesto em moldes a definir.

“Vamos obviamente enveredar por formas de manifestar de modo sentido a nossa indignação. Vamos ouvir os médicos, fazer reuniões em vários locais do país para perceber até onde estão dispostos a ir, porque não podemos continuar a deixar que esta política de saúde continue sem qualquer tipo de oposição em termos daquilo que são as medidas essenciais”, afirma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    21 fev, 2018 Viseu 14:51
    Os portugueses esperam desesperadamente por uma consulta, uma cirurgia, um exame de diagnóstico. E as dívidas enormes do Governo social comunista às empresas farmacêuticas? A «austeridade, essa malvada», afinal não desapareceu e está mais dolorosa. Não se pode enganar sempre…mas os comunistas do Bloco e do PCP que dizem "defender" os mais desprotegidos estão cobardemente calados!

Destaques V+