Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder do CDS vai discutir a seca com Rajoy

21 fev, 2018 - 11:27

A gestão da água e a negociação dos próximos fundos comunitários são outros temas em cima da mesa.

A+ / A-

Veja também:


A líder do CDS, Assunção Cristas, reúne-se com o primeiro-ministro espanhol, em Madrid. As questões da seca, gestão da água e a negociação dos próximos fundos comunitários são temas centrais que Cristas leva a Mariano Rajoy.

A líder centrista defende que a seca “é um aspeto estrutural que afeta neste momento o nosso país” e que “não pode ser desligado das relações com Espanha”.

“A Península Ibérica, nos estudos mundiais, é a região do globo mais exposta às alterações climáticas”, lembrou a ex-ministra da Agricultura e Ambiente em declarações à Renascença.

Cristas desloca-se a Madrid no âmbito do encontro de líderes da União Democrática Internacional, à margem do qual se reunirá com Mariano Rajoy.

Negociações difíceis com Bruxelas

A questão da seca é um problema que afeta mais Portugal e Espanha do que outros países da UE, e por isso, Cristas admite que as negociações em Bruxelas sobre verbas comunitárias destinados à seca são mais complexas para os dois países.

“Em Portugal, os anos mais secos e menos húmidos são cada vez mais frequentes e eu sei bem da dificuldade de sensibilizar a EU” para a questão da seca, afirma.

“Os restantes países, sobretudo os países mais ao centro e ao Norte [da Europa] que não têm problemas de água”, é difícil “sensibilizá-los para a necessidade de ter um olhar atento”, reconhece.

“O Alqueva corre o sério risco de não ser utilizável já a partir de 2019"
“O Alqueva corre o sério risco de não ser utilizável já a partir de 2019"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cacarejos inconseque
    21 fev, 2018 Lisboa 13:50
    Que granda seca que vai ser para o Rajoy discutir a seca com a Kristas poedeira, ele que já está mais seco que ela. Ambos espremidos nada têm para dar. As secas na Peninsula tem-se vindo a agravar desde 1970. O Eucalipto é das árvores que mais consome água e seca tudo à sua volta. A Kristas poedeira quando era ministra da Agricultura pelos vistos desconhecia o problema das secas e os maleficios do eucalipto. Ou será que não tomou quaisquer medidas por falta de tempo? Poderia ter despachado mesmo na praia? Não há pachora para esta sopeirona que agora entende que deve fazer de todos nós parvos.

Destaques V+